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Replay: Abrindo portas por telefone



Certas coisas parecem que não ficam velhas; elas se renovam. Da mesma forma os leitores de ontem já não são os mesmos de hoje. Gente nova entra e sai da atividade de televendas. Nos 30 anos que atuo em telemarketing, sei que uma boa abordagem é o principio do sucesso. E a maioria ainda não entendeu isto. Os que acreditaram colheram bons frutos e fizeram grandes vendas.

Boa leitura e ao Sucesso.

José Teofilo Neto 

 

Abrindo Portas pelo Telefone

Está se tornando cada vez mais difícil falar com as pessoas certas, tanto pessoalmente como pelo telefone. Parece que todas estão sempre muito ocupadas e nós vendedores sabemos muito bem a canseira que nos dão. Pelo telefone parece mais difícil, pois não há o constrangimento de nossa presença lá, em pé aguardando que a recepcionista abra as portas.


Muitas vezes nós vendedores somos os culpados disto, pois nossa postura deixa a desejar, somos muito informais, confiados, até. Muitos chamaram isto de virtude, pois você tinha que ser “entrão”, peitudo, corajoso, cara de pau.


Reconhecendo que, de fato, há dificuldades em sermos atendidos, aqui vão algumas dicas de como fazer para aumentar seu sucesso na abertura de portas pelo telefone:


1.     Respeito a si mesmo: você tem nome e sobrenome


A maioria das pessoas tem um sobrenome fácil de falar e de ser entendido pelo outro. Somos tantos Silvas, Souzas, Monteiros …


Então aqui vai a primeira dica: use sempre o seu nome e um (um só) sobrenome.  Mas atenção, se você se chama Reginaldo Alberto Barros, nada de achar que a solução é Reginaldo Alberto; deve ser Reginaldo Barros ou Alberto Barros.


E nada de apelidos, como Bia,Tita, Alê, Cidoca e outros. Conheço um cara de uma renomada empresa de tintas que se apresenta como Jacaré da empresa tal.


E se seu sobrenome é complicado? Assuma e pronto. Mas não invente outro.


2.     Ao telefonar procure pelo contato desejado


Ao ser atendido, peça para falar com o contato desejado. Bem direto, assim: desejo falar com o Sr. Pedro Gomes.


·         Nada de graçinhas, e cortejos, pois não é com a recepcionista que você quer falar.


·          Muito menos comece assim: bom dia, eu sou o João da Unistell e desejo falar com o Sr. Pedro, ele está? Aí você ouve: Sr. João, não entendi seu sobrenome e você começa a explicar que não é seu nome é o da sua empresa, que fornece… Já começou se enrolando todo. Pare com isto! Diga o seu nome verdadeiro, que no caso é João Monteiro.


·         Se perguntarem o nome da sua empresa, forneça-o e resista à tentação de querer falar mais alguma coisa.


3.     Como tratar com secretárias/recepcionistas:


Hoje em dia, muitos não têm secretária … mas se for atendido por secretária, seja direto: por favor,  o Sr. Pedro Gomes?


Certamente ela vai querer saber seu nome, diga o seu – João Monteiro, e resista. Não adiante mais nada.


Provavelmente virá o inevitável: da onde? Responda, da Unistell.


Agora o mais difícil: pode me adiantar o assunto? Não faça isto, pois ela não é a pessoa que deveria ouvir suas ofertas e argumentações de vendas. E muito menos vender seu produto para o chefe dela.


 É hora de recuar. Apresente-se novamente e peça o nome dela e então fale algo que sintetiza sua oferta assim, por exemplo: eu tenho uma proposta de economizar, (ou de reduzir, de aumentar a produção, de aumentar a qualidade, a produtividade) e aguarde. Provavelmente ela não vai querer assumir a responsabilidade sobre coisas tão importantes e passará a ligação ou então vai informá-lo que o Sr. Pedro está em reunião. Pergunte qual melhor horário para encontrá-lo e ligue novamente. Nada de deixar recado, achando que acontecerá uma chamada do Sr. Pedro.


Se possível pegue o email dele e mande uma mensagem dizendo que tentou um contato para que ele economizasse na compra… (ou  o motivo do seu contato) e diga que retornará o contato às XX horas. E ligue na hora prometida.


4.     Usando estas regras, você será atendido em100% das vezes?


Certamente não, mas terá mais sucesso ao falar com a pessoa certa.


 Hoje a competição é muito grande e não há quem não faça televendas; porém muitos fazem de maneira amadora, tomando o tempo das outras pessoas.


 


 Eu acredito nisto: fale seu nome e um sobrenome e você será recebido com mais respeito, profissionalismo, autoridade, pois cá entre nós, quais gerentes, diretores, presidentes de empresas que chegaram lá se anunciado como Betão, Jacaré, Leiloca, Pri, Cris, Dani; Dedé;


 


José Teofilo Neto, é consultor e educador corporativo, com ênfase em vendas. [email protected]

0 comentário em “Replay: Abrindo portas por telefone”

  1. fjonas73@yahoo.com.br'
    flavio jonas nhantumbo

    Muito obrigado. Quantas vezes não cometemos erros desse genero. Vou procurar mudar e certamente os resultados vão aparecer.

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