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Visa/Walmart também tiveram problemas com mídias sociais



Eu sou um entusiasta das mídias sociais, mas alerto: tem que fazer direito, pensar em todas os ângulos da questão. Depois da Locaweb (o diretor foi demitido, saiu no IDGNow), eis que deparo com uma outra escorregadela. Dessa vez, pesos ainda mais pesados: Visa e Walmart. Juntas, as empresas lançaram uma promoção bem bacana, convidando as pessoas a pedirem desconto através das redes sociais. Toda semana, um produto + uma rede. O problema? O sucesso.


 


Eu costumo falar, do alto da minha experiência (pra não falar de minha idade), que as empresas sobrevivem melhor ao fracasso do que ao sucesso, e a promoção parece ter provado mais uma vez essa máxima.


 


Para começar, escolheram o Twitter e o game Guitar Hero (incluindo a guitarra). O produto custa 389 reais, mas se recebessem 5.000 tweets com a hashtag #JuntosPeloDescontoVisa o jogo passaria a ser vendido no site do Walmart por 189 pilas. 200 reais de diferença, mais de 50% de desconto!


 


Resultado 1: os 5 mil tweets foram atingidos rapidamente.


Resultado 2: tão logo, o preço do produto mudou o estoque acabou em 35 minutos.


Resultado 3: milhares de pessoas ficaram frustradas.


Resultado 4: os participantes da promoção conseguiram mudar a hashtag para #FudidosPeloDescontoVisa, transformando uma ação muito positiva em imagem negativa para as marcas.


 


A agência do Walmart se defendeu, alegando que o regulamento anunciava que a promoção era válida até o final do estoque. E o estoque vendido naqueles 35 minutos correspondia a três meses de comercialização do varejista. Não há porque duvidar, mas o lamento não muda o fato de que o sucesso trouxe conseqüências negativas.


 


Na próximas semana, está prevista a dupla “X-Men em Blu-ray” e Facebook. Na seguinte, DVD de “Up” e Messenger. E finalmente, o livro “Amanhecer” e Orkut. Vamos acompanhar o andamento porque a idéia é realmente muito boa, na medida em que cria buzz e, ao mesmo tempo, quebra a barreira da negociação em sites de e-commerce. O único problema parece ser mesmo o excesso de sucesso.

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