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W+McCann: detalhes foram acertados através do Twitter

Fusões e aquisições não são bem os temas deste blog. Mas
desta vez achei que valia a pena por algumas razões. A primeira é o caráter
emblemático desta união. A W/, por alguns anos, representava a fina flor da
criatividade na publicidade tupiniquim. Já a McCann tinha uma imagem que era
exatamente a oposta:  eficiência sem
arroubos. É bem verdade que, nos últimos tempos, as duas não exibiam esses
perfis de forma tão clara, mas, como diz outra propaganda, imagem é o que
conta.

A outra razão é de ordem pessoal. Trabalhei na McCann alguns
anos. E me orgulho de ter participado da equipe que começou exatamente a mudar
o posicionamento da vetusta multinacional, inovando mais, arriscando mais,
ousando mais. E fui cliente da W/, quando cuidava da conta da Telefunken, marca
que havia sido adquirida pela Gradiente.

Mas a razão que contou mesmo para eu decidir foi o fato de a
discussão dos detalhes ter sido feita via Twitter. Porque é interessante e
também porque na última sexta-feira eu havia apresentado essa solução para um
projeto de relacionamento no qual estou trabalhando. Segundo a Adnews, citando
a coluna do Lauro Jardim, na Veja, eles usaram uma conta privada na rede de
microblogs, como se fosse uma linha direta entre os escritórios de São Paulo e
Nova York, para não haver vazamento. Não é interessante o Twitter servir de
solução de confidencialidade?

Eis o comunicado que a McCann divulgou às 11 da manhã de
hoje:

“A WMcCann surge neste ano de 2010 quando muito se
comenta a respeito da necessidade de recuperação da auto-estima da publicidade
brasileira, tanto dos pontos de vista criativos e negociais, quanto dos pontos
de vista éticos e morais. Unindo o maior nome da publicidade brasileira – e um
dos maiores nomes da publicidade mundial de todos os tempos – com a mais
tradicional e uma das mais sólidas e respeitadas agências de publicidade do
planeta.
  
O projeto WMcCann tem por ideologia e princípio não ser apenas bem sucedido
para os diretamente envolvidos nele. Ambiciona muito mais:
 
Pretende gerar altos índices de felicidade per capita para todos os que se
relacionarem direta ou indiretamente com a agência. Sejam clientes,
colaboradores, fornecedores ou simplesmente consumidores.
  
Pretende reacender o orgulho dos profissionais de publicidade de todo o Brasil
e a admiração que os profissionais de todo o mundo sempre tiveram pela
propaganda brasileira.
  
Pretende criar o novo, recriar o já existente, cumprir as suas obrigações
básicas de vender produtos e construir marcas, mas gerar também, e
prioritariamente, campanhas que entrem para a cultura popular do país.
 
Pretende tudo isso e muito mais, através de uma filosofia de trabalho e
comportamento que pode ser resumida na frase que acompanhará a assinatura da
agência:
 
WMcCann. A mais moderna agência tradicional do planeta.”

Sem querer me meter na seara alheia, o primeiro parágrafo é
um primor de confuso. Mas o negócio está aí e vamos ver se e como irá alterar o
cenário da publicidade brasileiras. Para detalhes adicionais, leiam a matéria
da Adnews.  

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