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A nova realidade dos profissionais de telemarketing e vendas

O autor, Adilson Souza, é Gerente Comercial do InfoJobs
Enquanto alguns segmentos foram marcados por uma grande desaceleração nos últimos meses, outros mercados ganharam destaque em meio ao cenário de pandemia. Em paralelo a alguns profissionais que precisaram desacelerar e se organizar para enfrentar o momento, outros aproveitaram a oportunidade para mudar de carreira, ou o fizeram pela necessidade.

Dentre as profissões que ganharam mais ainda holofotes recentemente, estão os cargos de telemarketing, marketing digital e carreiras voltadas para o e-commerce. Assistentes administrativos se tornaram operadores de telemarketing, caixas se tornaram operadores de depósitos e ambulantes se tornaram comerciantes. Só na área do telemarketing, as contratações cresceram 67% no ano passado, segundo relatório de Empregos em Alta do LinkedIn.

E nada disso foi por acaso, uma vez que com o isolamento social, todo o contato realizado com marcas e empresas começou a ser via esse tipo de atendimento. E o mesmo caminho serve para o e-commerce. Desde o início da pandemia no país, uma loja virtual por minuto foi aberta, isso significa um mercado gigante em potencial, com oportunidades que englobam desde atividades administrativas, até logística. Aliás, vale salientar que dentro do próprio e-commerce temos as áreas de vendas e telemarketing.

As novas modalidades de compra fizeram com que a profissão de vendas tivesse uma ascensão interessante nos últimos meses. Na verdade, comprar online não é exatamente uma modalidade nova, mas muitas pessoas adotaram pela primeira vez na pandemia. Sendo assim, saber captar o cliente por meio de uma boa venda passou a ser mais importante do que nunca.

O fato é que apesar de não parecer, essas profissões estão mais do que nunca interligadas. Ainda que o destino de 2021 seja incerto, com o início da vacinação e flexibilização dos comércios, as pessoas continuarão precisando de um bom vendedor para auxiliá-las, uma boa experiência de compra nos e-commerces e também um telemarketing efetivo para um contato assertivo com as empresas.

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