Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial investirá em blockchain

De acordo com uma publicação feita no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de fevereiro, foi aprovado o plano de ação e orçamento de 2020 da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O documento – a ser perseguido ainda no primeiro semestre de 2020 – foca em vários pontos, inclusive apresentando seus prazos, e um dos prioritários é o aumento de profissionais capacitados em segurança Blockchain para aumento da eficiência da gestão pública.
O orçamento separado para este programa está previsto em R$25 milhões.
Entre os seus sub-tópicos estão o mapeamento das demandas atuais e futuras do setor produtivo alinhadas com a economia digital, além do estímulo a políticas públicas de digitalização do setor produtivo para governos estaduais.
O objetivo destas primeiras partes do programa é aumentar a maturidade digital de empresas do setor produtivo e criar uma melhoria na produtividade. Todos estes pontos do programa estão previstos para serem desenvolvidos ainda no primeiro semestre de 2020.
Também para o primeiro semestre de 2020 está prevista a “Implantação de mecanismos de Segurança no Ambiente Digital”. Para tanto, será criado um “centro de segurança cibernética estruturado para difundir ações de segurança cibernética em órgãos públicos, indústria 4.0 e infraestruturas críticas”, além de difundir o uso destas aplicações na gestão pública.
O plano foca ainda na difusão de tecnologias voltadas a cidades inteligentes, mencionando a área de internet das coisas (IoT). O foco é melhoria na eficiência quando se trata da utilização de recursos público e privado, com foco na qualidade de vida do cidadão.