A História de Uma Folha, livro de Leo Buscaglia

1
48

Como bem diz no subtítulo do livro “A História de Uma Folha”, essa belíssima obra é realmente uma fábula para todas as idades. Um dos mais belos livros de Leo Buscaglia traz uma profunda reflexão sobre a vida, abordando de uma forma leve e agradável um tema difícil: a morte.

Em sua essência, “A História de Uma Folha” é um texto sobre cada um de nós, explicando a finitude da vida humana de uma forma simbólica e absolutamente encantadora. O autor desfila seu lindo texto uma metáfora que encanta e emociona, e principalmente responde a expectativa dos que não acreditam na continuidade da vida.

Através deste livro, Leo Buscaglia confirma toda a sua sensibilidade de uma forma sábia e profunda, utilizando as reflexões e dúvidas de uma folha de árvore. Na medida que essa folha e suas companheiras de árvore mudam com a passagem das estações, as respostas e descobertas vão surgindo, naturalmente. E o fim de um ciclo vem com a chegada do inverno, com a nossa protagonista caindo finalmente com suavidade na neve do solo. Enfim, é a descoberta de uma alegria estimulante que ilustra o equilíbrio entre a vida e a morte.

Certamente, crianças e adultos ficarão profundamente comovidos com o tratamento inspirado de um aspecto tão sensível da vida real, que mostra, inclusive, as diferenças entre cada uma das existências e a importância de se nascer e morrer. Sem dúvida, uma leitura, breve, leve, enriquecedora e inspiradora. Esse livro é muito mais uma releitura da infância. Um livro para todas as idades, e para todos que partilham dos doces mistérios da vida…

Vale citar que Leo Buscaglia foi um dos maiores escritores acerca do tema “Amor” nos últimos tempos. Seus livros mudaram a maneira como muitas pessoas viam o amor, sempre exaltando as ideias de se viver o momento, expressar o amor que se sente por alguém e não criar expectativas. O escritor ítalo-americano Leo Buscaglia foi também professor na Universidade da Califórnia do Sul (EUA) – inclusive de uma disciplina sobre o “Amor”, além de ter sido autor de vários artigos para o New York Times sobre assuntos relacionados ao amor e sobre o humano.

O autor dedica esse livro às crianças que sofreram uma perda permanente, e também a todos os adultos que não encontraram uma maneira de explicá-la… pelo menos antes de ler esse livro.

E eu aproveito para dedicar esse texto ao meu pai – Elcio Barcellos, que essa semana completaria 80 anos, mas nos deixou há poucos dias… Certamente, ele teve a sua merecida oportunidade de “ver a árvore inteira pela primeira vez”.

#amoreterno

A História de uma Folha – uma fábula para todas as idades
Autor: Leo Buscaglia
Editora Record
32 páginas – Edição 14 – 1999
Atual Diretor Sênior para América Latina pela TALKDESK. Fundador da agência Market 21, atuou em empresas como Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além do grupo Algar. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou também como professor de Marketing Internacional na UNIP.

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente é lindo e de uma sensibilidade tão grande que parece que não há a finitude da vida e para mim não existe mesmo eu algum lugar deste universo aqueles que amamos continua sua trajetória!! Parabéns pelo texto e.por está linda homenagem a seu.pai e eu sei que aonde ele estiver há de ter ficado muito feliz e orgulhoso de ver o homem que vc se transformou e que Deus conforte seu coração !! Te amo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior08.06 Como superar a sofrência digital?
Próximo artigoPoupatempo: Recordes, facilidade e um cidadão cada vez mais digital