Reddit experimenta blockchain em novo sistema de pontos-e-prêmios

De acordo com um post de usuário na plataforma de mídia social e confirmado por um porta-voz da empresa, o Reddit está testando um novo sistema chamado “Community Points” que vai oferecer aos seus usuários avançados benefícios adicionais. E, para isso, armazenaria os dados, usando o padrão de token ERC-20 da Ethereum.

De acordo com o vídeo do usuário do Reddit, MagoCrypto, o site publicará uma lista de usuários e seu karma a cada quatro semanas.

Esses pontos do “Community” diferem do karma – o antigo sistema interno de pontos do Reddit – de algumas maneiras, de acordo com o vídeo. O Reddit controla todo o karma, enquanto os pontos da comunidade são tokens ERC-20 e, portanto, existem fora do controle do Reddit. Os pontos também podem ser usados ​​para comprar “Associações Especiais”, concedendo o direito de usar emoticons e GIFs em comentários ou pesquisas, de acordo com o vídeo compartilhado por MagoCrypto.

Usuários do Reddit que não possuem pontos suficientes também podem comprar Associações Especiais diretamente no Reddit.

As pesquisas realizadas em uma comunidade com pontos mostrarão o total de votos  por pessoa e o total ponderado de voto por ponto, o que significa que os usuários com mais pontos terão um impacto enorme na pesquisa.

“Isso permite que a comunidade veja como os principais colaboradores se sentem”, disse o post.

Os usuários do Reddit podem acessar seus pontos da comunidade por meio do aplicativo móvel Reddit, embora os comentários dos usuários indiquem que ele só pode ser implementado em um número pequeno até o momento. O aplicativo possui uma função de carteira que permite que os usuários vejam seu saldo total.

“Nos bastidores, sua carteira é uma maneira de acessar a blockchain Ethereum”, diz o post. “Quando sua carteira é criada, ela gera um endereço público e uma chave privada.”

A chave privada é conhecida apenas pelo usuário do aplicativo, e o Reddit aconselha os usuários a criar um backup ou anotar as chaves em algum lugar seguro.

Embora o Reddit não tenha reconhecido formalmente que está testando esse sistema na Ethereum, o co-fundador Alexis Ohanian é publicamente um defensor cripto desde pelo menos 2018, e a empresa oferece suporte para criptomoedas como ferramenta de pagamento há anos.

[O artigo original foi publicado no site Coindesk e a tradução aqui apresentada com adaptações, no site Webitcoin]