Depois de um longo tempo de espera, o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, revelou ao mercado a mais nova investida da companhia. Com a ideia de criar uma nova categoria de aparelho que mescle as funções de um computador com um iPhone – outro produto do leque da Apple – a empresa lança o “iPad”.
No formato de uma prancheta eletrônica, com tamanho de 9,7 polegadas – de uma proporação intermediária entre o iPhone e um notebook tradicional – e com peso médio de 500 gramas, o chamado “tablet” da Apple é sem fio, possui tela sensível ao toque e, de acordo com Steve Jobs, permite a visualização de filmes, vídeos e a leitura de textos, além do armazenamento de músicas e de diferentes tipos de dados.
A versão do aparelho apresentada por Jobs possui 16 Gb de memória e possui conexão Wi-fi e Bluetooth. Uma das grandes vantagens do “iPad” será a capacidade de baixar e propiciar a leitura de livros e arquivos virtuais, entrando na disputa do mercado de leiotres digitais, doa qual faz parte o Kindle. O aparelho da Apple, entretanto, contará com uma loja virtual de livros própria, que será chamada de “iBook Store”
O “iPad” é o mais importante lançamento da Apple desde o agitado lançamento do iPhone, realizado há três anos. Jobs declarou, também, que a novidade deve chegar ao mercado pelo preço médio de US$ 500 e que a versão Wi-Fi do iPad estará à venda no mercado internacional dentro de 60 dias.
Publicado no M&M Online, com informações da Reuters e do estadão.com.