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A dificuldade de estratégias verdes

Apesar do acirramento da competição global por mercados, das mudanças tecnológicas e da crise econômica, a percepção da sustentabilidade como um componente importante para o sucesso das empresas de telecomunicações está crescendo. As dificuldades para implantação de estratégias verdes, porém, encontram entraves na demanda dos consumidores, nos marcos regulatórios e na confiança de investidores para a construção de um novo cenário.
 
A conclusão é do estudo da Accenture “Towards a New Era of Sustainability in Communications Industry”, que entrevistou dirigentes de empresas de 766 países em diversas áreas, dentre os quais estão mais de duas dúzias de presidentes das maiores empresas de comunicação do mundo.
 
A pesquisa revelou que 81% dos CEOs de telecomunicações – ante apenas 50% em 2007 – entendem a sustentabilidade como essencial e defendem que estratégias verdes sejam totalmente integradas ao seu core business. 
 
Hoje, há muitas oportunidades para as empresas de telecomunicações reduzirem suas emissões de carbono e custos com energia, como a implantação de ambientes móveis de telepresença, escritórios virtuais e smart grids. Em 2020, as conexões wireless, apoiadas por serviços de telefonia móvel poderão economizar 2,4% das emissões previstas para a União Europeia, ou 113 milhões de CO2. A medida é equivalente à redução de 18% das emissões do Reino Unido em 2008. Em termos monetários, essa economia pode alcançar ? 43 bilhões.
 
Desafios. Apesar da inclinação dos dirigentes das companhias, a implantação de estratégias sustentáveis pode demorar a sair do papel. Dentre os principais desafios apontados encontram-se: a incerteza em relação aos investidores, que não apoiam os esforços corporativos para criar valor por meio de produtos e serviços sustentáveis; a incerteza do consumidor (pessoas físicas, empresas e governos), que hoje não sinaliza que a sustentabilidade conduza suas opções de compra; incerteza regulatória, tendo em vista a inexistência de regras ou das direções que serão adotadas pelos governos.
 
De acordo com a percepção dos CEOs que responderam ao estudo, para que a sustentabilidade nas empresas de telecomunicação se torne algo real, alguns passos precisam ser percorridos. Em primeiro lugar, é preciso modelar o conhecimento, as atitudes e as necessidades dos consumidores criando um mercado para produtos e serviços sustentáveis. O segundo ponto é conscientizar os gerentes e futuros líderes das empresas sobre as melhores práticas em desenvolvimento sustentável. Trabalhar diretamente com investidores para demonstrar o valor das atividades sustentáveis na redução de custos e no aumento dos rendimentos também faz parte da lista.

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