A importância da voz para o profissional de telemarketing

0
14

O ser humano é social, necessitando, conseqüentemente, da comunicação da mesma forma que necessita de um alimento e de água para a sua sobrevivência. Assim, expressamos pela nossa voz emoções, sentimentos e a nossa própria personalidade. Quando os problemas vocais aparecem, afetam a nossa vida pessoal, social e, principalmente, a profissional. Quem se comunica mal, por qualquer motivo que seja, torna a sua vida limitada e sujeita a influências que muitas vezes não são as melhores para o próprio bem-estar. Este fato acontece quando nos encontramos em condições que nos impossibilitam de transmitir o que queremos de forma eficaz.

Muitas vezes, o desconhecimento da importância de determinados cuidados para a preservação da nossa saúde vocal, evitando os abusos, maus hábitos e posturas inadequadas causam um problema de voz e, em algumas situações, a perda completa da voz.

Antes de citarmos alguns cuidados essenciais para uma boa saúde vocal, vale lembrar como produzimos a voz. Assim, a nossa voz é produzida na laringe, o mesmo tubo que utilizamos para respirar, através das famosas “cordas” vocais. Na verdade, devemos chamar estas cordas de pregas vocais porque são pregas de mucosa com musculatura. Estas estruturas encontram-se paralelas ao solo e, afastam-se para podermos inspirar, puxar o ar e aproximam-se para podermos falar.

Quando o ar passa pelas pregas vocais aproximadas, as vibrações dessas estruturas produzem um som. Este som, por sua vez, necessita de um “auto-falante”. As nossas caixas de amplificação naturais são formadas pela faringe, boca e nariz. Assim, os sons podem ser articulados e finalmente compreendidos. Desta forma, fisiologicamente, nos expressamos e nos comunicamos com as outras pessoas, estabelecendo todas as nossas relações com o mundo.

A partir do esclarecimento de como a voz é produzida, podemos imaginar o quanto todo este mecanismo é delicado e sujeito a inúmeras agressões, prejudicando até mesmo a sua longevidade.

Se fôssemos mencionar sobre todos os cuidados que devemos ter com a nossa voz, necessitaríamos de uma disponibilidade muito maior, por isso, a nossa intenção é apenas mostrar como cuidados simples podem tornar a nossa saúde vocal muito melhor. Neste sentido, existem alguns fatores que são considerados como agressores ao nosso trato vocal como o fumo e o álcool por promoverem uma reação imediata das pregas vocais quando ingeridos. Desta forma, todo cuidado deve ser tomado, principalmente, nos períodos de trabalho.

Os indivíduos alérgicos são mais propícios a desenvolverem algum problema vocal por apresentarem uma tendência a inchar as suas mucosas respiratórias, como conseqüência de suas alergias, dificultando a vibração das pregas vocais.

Os hábitos de tossir, raspar a garganta e pigarrear são extremamente prejudiciais à boa condição da saúde vocal por agredirem diretamente as pregas vocais pelos movimentos bruscos realizados. A utilização destas técnicas produz a sensação de remoção do incômodo presente na garganta quando falamos, contudo, esta eventual melhora, piora a condição da laringe.

Atualmente, o grande vilão dos profissionais da voz é o ar condicionado porque além de promover as mudanças bruscas de temperatura, acarreta o ressecamento do ambiente e, conseqüentemente, o ressecamento do nosso trato vocal. Porém, este é um mal necessário da vida moderna. Desta forma, a hidratação assume um papel fundamental para a longevidade vocal dos profissionais que são expostos a este fator agravante.

A água é a melhor maneira de mantermos a nossa saúde vocal. Da mesma forma que um carro necessita de óleo para funcionar, a nossa voz necessita de água para se manter estável e saudável. Neste sentido, a água fresca, em temperatura ambiente, funciona como um lubrificante para a voz. A partir do uso contínuo de água, todas as sensações de incômodo na garganta, de ressecamento, pigarros, sensação de corpo estranho, dentre outros, tendem a desaparecer, evidenciando a melhoria da qualidade de vida da sua voz.

Lembre-se sempre que existem muitas condutas que podemos adotar para mantermos a nossa voz saudável. Pela boa saúde vocal, poderemos passar a utilizar a voz a nosso favor, contribuindo, cada vez mais para o nosso sucesso.

Fabíola Lima – fonoaudióloga da Dominiu Assessoria Empresarial