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A necessidade de ser mais assertivo

Contratar o profissional correto para a vaga não é tarefa fácil. Mas o acerto pode trazer muitos ganhos. “Ter o profissional adequado na equipe evita custos, reduz turn over, absenteísmo e melhora o atendimento”, aponta Fernando Medina, diretor administrativo financeiro da Luandre. No entanto, o especialista ressalta que, devido a alta demanda de vagas e do curto prazo para contratação, muitas vezes os processos seletivos no setor de call center não são realizados da forma mais assertiva. “Muitas vezes não avalia-se de fato se os candidatos apresentam ou não as competências necessárias para assumir o cargo”, resume. Em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br, Medina fala o que deve ser levado em conta na hora da contratação e os erros e acertos do setor.
 
Callcenter.inf.br: Qual o segredo para acertar na contratação do operador?
Medina: Antes de qualquer contratação é fundamental entender os valores, visão, missão e objetivos da empresa. Além disto, conhecer o requisitante também ajuda a selecionar as pessoas corretas. Falando mais do perfil, é necessário identificar profissionais com boa comunicação/fluência verbal e que tenham competências voltadas ao atendimento ao cliente como: saber ouvir, ser paciente, educado, etc.
 
Que aspectos devem ser levados em conta na hora da contratação?
O candidato tem de ter o perfil da vaga e ter as competências acima citadas, mas também é muito importante que ele reside em local de fácil acesso a região de trabalho, tenha disponibilidade de horário/escala de trabalho e, principalmente, identificar se o candidato está realmente comprometido com a vaga.
 
E quais os ganhos que tudo isso pode trazer?
Contratar o profissional certo para a função é um fator crítico de sucesso para qualquer operação. Ter o profissional adequado na equipe evita custos de novos processos seletivos, reduz o índice de turn over, absenteísmo, resulta em melhor atendimento e tudo isto impacta diretamente no resultado da operação.
 
As empresas de contact center estão realizando de maneira correta a seleção?
Devido a alta demanda de vagas e do curto prazo para contratação, muitas vezes os processos seletivos não são realizados da forma mais assertiva, ou seja, não avalia-se de fato se os candidatos apresentam ou não as competências necessárias para assumir o cargo.
 
 
CONTRATAÇÃO ERROS E ACERTOS NO SETOR
Onde erram? “Os salários na maioria das vezes não são atrativos e a empresa não apresenta a esses funcionários diferenciais como plano de carreira, benefícios, etc.. Isto faz com que muitos deles vejam as empresas apenas como uma ponte entre este e o próximo emprego.”
Onde acertam? “Oferecem oportunidade para quem busca o primeiro emprego, flexibilizam a questão da idade, dando oportunidade para profissionais mais velhos e não colocam tantas barreiras de entrada.”

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