A oportunidade na melhoria

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Com operação recém-inaugurada, a dinamarquesa Zendesk quer não só fortalecer sua presença no País, como ampliar o número de clientes de suas soluções em nuvem para atendimento. Com 1000 clientes conquistados nos últimos quatro anos – sem operação local, ela espera dobrar esse número em um ano. “Nossa estratégia é estar mais próximos dos clientes e apoiar todas as iniciativas voltadas para a melhoria no mercado de atendimento ao cliente, utilizando nosso expertise local e mundial”, revela João Luís Olivério, country manager da Zendesk no Brasil.
A decisão de vir para o Brasil está apoiada, segundo o executivo, nas muitas oportunidades de negócios e de crescimento do setor de relacionamento com cliente. Ele aponta que o País tem um dos piores índices de satisfação no atendimento, segundo estudo trimestral da empresa, por isso enxerga oportunidades gigantescas.  “O momento de entrada da operação no Brasil é muito propício para ajudar a alterar esse cenário. Há uma carência no mercado de empresas preparadas para atender a demanda do novo consumidor de forma profissional, ou, por outro lado, soluções muito caras e nem sempre tão eficientes, gerando pouco resultado”, comenta Olivério.
Com clientes que vão de 1 operador a 5 mil, a Zendesk quer fazer um trabalho no Brasil para que as empresas enxerguem a área de relacionamento ao cliente como investimento, e não como custo, e consequentemente, valorizem a atividade. Isso, segundo o country manager, se reflete na atuação da empresa, que procuramos transformar uma área que em geral é muito criticada e complicada, em algo simples, sempre antenado com as melhores práticas mundiais e no aprendizado junto aos clientes. “Nosso diferencial é essa forma de enxergar a área de relacionamento com o cliente”, completa Olivério.
Ele acrescenta que, apesar de estar iniciando as operações locais apenas agora, a empresa tem uma equipe de executivos brasileiros em São Francisco, responsáveis por suporte, vendas e atendimento às empresas brasileiras. “Queremos ampliar esse time contratando executivos locais.” Hoje, a empresa atua por venda direta por meio dos executivos de vendas e do próprio site, além de uma rede de parceiros e revendedores homologados.

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