A Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto) está enviando e-mail a seus associados informando que efetuou pedido de averiguação, no último dia 30 de agosto, junto à Secretaria de Direito Econômico (SDE), pela posição dominante da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e aumento abusivo das tarifas postais comerciais.
A Associação busca a reavaliação da atual tabela dos Correios, em vigor desde 12 de julho, que elevou em até 75% os preços das postagens. Além da revisão de medidas implantadas que alteraram toda a sistemática de operação das empresas que utilizam esse canal de distribuição.
As empresas de Marketing Direto ainda estão absorvendo os prejuízos dessa nova tabela dos Correios, já que têm seus negócios baseados, entre outras ações, no envio de malas diretas, revistas e catálogos.
‘O que é extremamente contraditório é o fato do setor ter a participação significativa de 30% sobre o faturamento dos Correios’, destaca Alexandre Jau, presidente da Abemd.
Paralelamente, a Associação tem em andamento, na Justiça Federal de Brasília, um mandado de segurança contra esses reajustes aplicados. ‘A previsão é que em breve o juiz responsável apresente uma posição para prosseguirmos com o caso’, informa Martin de Almeida Sampaio, advogado da Entidade.
A Associação busca ainda apresentar ao mercado uma alternativa junto à iniciativa privada com a criação da Câmara de Negócios do Setor de Distribuição.