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Abia cria recomendações para SACs



A Comissão de Atendimento ao Consumidor da Abia formulou uma lista de recomendações para os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) no segmento de alimentação. Batizado de Padrão ABIA para o Atendimento ao Consumidor pelas Indústrias de Alimentos, o trabalho foi realizado pelos membros da comissão, coordenada pelo Departamento Jurídico da entidade, e teve como meta orientar as empresas do setor sobre as melhores práticas para atender aos consumidores.


De acordo com Edmundo Klotz, presidente da Abia, a indústria alimentícia possui características muito específicas, que difere o atendimento em relação a outros segmentos. “Embora os SACs de empresas de alimentos estejam entre os melhores do país, a comissão decidiu elaborar recomendações com o objetivo de padronizar e aprimorar esse atendimento. Este é um setor muito vasto, e dentro dele existem empresas com perfis e realidades distintas, mas conseguimos chegar a um consenso do que atende as necessidades dos consumidores em relação aos alimentos”, afirma.


Entre as principais recomendações, destacam-se a identificação do contato telefônico do SAC nos rótulos dos produtos e a personalização da resposta, sempre clara, objetiva, e adequada ao perfil de cada consumidor. Outro item importante é a reposição de produtos quando for necessária retirada de amostra e o treinamento dos atendentes, visando capacitá-los para a resolução satisfatória das manifestações dos consumidores. “Mais do que definir detalhes técnicos, é importante ter como foco a qualidade do serviço prestado e a eficiência em solução de problemas”, explica Klotz.


O ´Padrão ABIA para o Atendimento ao Consumidor pelas Indústrias de Alimentos´ está disponível gratuitamente no site da entidade.

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