ABT divulga resultado de pesquisa sobre crescimento do mercado

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A Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) acaba de divulgar os resultados da 6ª Pesquisa Anual de Telemarketing, realizada pela Larc Pesquisa de Mercado e patrocinada pela Contax. Realizada através da Internet, entre os dias 7 de abril e 7 de junho deste ano, a 6ª Pesquisa foi respondida por 395 empresas de todo o País e de várias atividades, envolvendo empresas que possuem um departamento interno e agências de call center, prestadores de serviços, o que garante as projeções estatísticas. O número de empresas que respondeu a pesquisa representa crescimento de 40% no índice de respostas.


“A grande novidade da pesquisa é demonstrar a estabilização no crescimento do mercado”, avalia Pedro Renato Eckersdorff, presidente da entidade. O número de posições de atendimento disponíveis no Brasil pulou de 160 mil, em 2000, para 180 mil, demonstrando um crescimento de 12,5%. A previsão para este ano porém, é de um crescimento de 3,3%. O número de postos de trabalho cresceu 21,6% entre 2000 e 2001, passando de 370 mil para 450 mil. E este ano deve crescer 3,3%, chegando a 465 mil.


O presidente da ABT avalia que o crescimento apontado pela pesquisa remete o setor a uma faixa de estabilidade mas não será surpresa se a atividade apresentar um índice de 10%, no final do ano. “É bom lembrar que a pesquisa foi realizada em uma época de início de eleições e de Copa do Mundo”, justificou José Luiz Sanches, coordenador da pesquisa. “Estes números não representam nenhuma queda de investimento na atividade que é hoje a maior empregadora na área de serviços”, explica Oscar Teixeira Soares, presidente do Sindicato da Agências Paulistas de Telemarketing, Sintelmark.


Como este ano a pesquisa foi planejada para avaliar separadamente aspectos específicos das empresas de telemarketing/callcenter e de usuárias (que possuem um departamenteo de telemarketing interno), a 6ª Pesquisa revelou números novos. Entre eles, que a terceirização representa 1/3 da atividade e que o faturamento das agências é de R$ 3 bilhões (US$ 1,2 bilhão). Projetando para o total de PAs, o volume estimado de transações apoiadas por serviços de telemarketing chegou a R$ 67,4 bilhões, com participação de 6,3% do PIB.


A 6a. Pesquisa Anual de Telemarketing está disponível para o mercado no site da associação – www.abt.org.br.