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Academia de talentos

Vista como fundamental para o sucesso das operações, a valorização do capital humano na Atento passa pelo investimento no desenvolvimento dos colaboradores. Tanto que a empresa disponibiliza uma estrutura física de 218 salas de capacitação, incluindo os contêineres, o que traduz em mais de 5 mil m²  disponíveis. Além disso, só em 2014 investiu em 9,5 milhões de horas de treinamentos presenciais e mais de 8,2 milhões de horas de treinamentos on-line para seus funcionários. “Quanto maior o investimento em programas de educação corporativa, maior é o engajamento do funcionário e seu comprometimento com a cultura da empresa e com os padrões e procedimentos internos”, comenta Majo Martinez Campos, diretora executiva de Recursos Humanos da Atento.
Uma das principais ações nesse sentido da empresa é Academia Atento, que existe para aprimorar a formação e o desenvolvimento das equipes que atuam nas diversas áreas da empresa especialmente os teleoperadores. “Ela é voltada para o desenvolvimento profissional dos funcionários, visando sustentar a estratégia organizacional de médio e longo prazo da companhia.” Em entrevista exclusiva ao portal, Majo fala mais sobre esse investimento da Atento na capacitação dos colaboradores, bem como os ganhos dessa estratégia.
Callcenter.inf.br – Quais as vantagens em capacitar os colaboradores com treinamento que vão além do operacional?
Majo: A principal vantagem para a Atento é a valorização do capital humano, que é o mais importante para nós, pois lidamos com a gestão de relações, o que exige excelência na comunicação e na compreensão das demandas e expectativas dos consumidores e das empresas.
A Atento possui algum projeto para a formação dos operadores?
Sim, temos o nosso programa de educação e treinamento global Academia Atento, que existe para aprimorar a formação e o desenvolvimento das equipes que atuam nas diversas áreas da empresa especialmente os teleoperadores. Ela é voltada para o desenvolvimento profissional dos funcionários, visando sustentar a estratégia organizacional de médio e longo prazo da companhia. Criada em 2007, proporciona o desenvolvimento das competências dos líderes e especialistas, por meio da gestão do conhecimento das equipes que atuam nas diversas áreas da empresa, melhorando assim a qualidade de vida dos funcionários, bem como, a qualidade do atendimento e a valorização do capital humano.
Quais têm sido os benefícios?
Quanto maior o investimento em programas de educação corporativa, maior é o engajamento do funcionário e seu comprometimento com a cultura da empresa e com os padrões e procedimentos internos. Esse alinhamento é extremamente importante para que o colaborador sinta-se integrado à empresa que escolheu trabalhar fazendo parte da equipe e responsável por obter sempre os melhores resultados.
Para os alunos que se formam, há um plano de carreira?
Sem dúvida há uma valorização do funcionário que busca se aprimorar e capacitar. A companhia possui programas claros e bem definidos de recrutamento interno, como o Escalada, que publica as vagas e os perfis necessários para a candidatura, possibilitando o desenvolvimento de carreira na empresa. As transições de áreas também são permitidas para toda companhia, tanto da área operacional quanto da área administrativa. Há ainda o Banco de Potenciais, que permite aos supervisores e multiplicadores a se cadastrarem em um banco de talentos, para que tenham seus perfis mapeados para futuras oportunidades dentro da companhia.

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