ALE Combustíveis reduz custos de telecom

0
4


Para reduzir custos com ligações interurbanas entre a matriz, em Belo Horizonte, e as 24 filiais distribuídas por cidades brasileiras, a ALE Combustíveis adotou uma rede de comunicação IP da Damovo. O projeto foi iniciado em julho de 2005 e já atende sete filiais da empresa. Futuramente o projeto deverá ser estendido às demais filiais. Nesses primeiros meses de utilização da tecnologia de Voz sobre IP, a empresa já reduziu em cerca de 60% as despesas com telecomunicação.

O ambiente da ALE Combustíveis, hoje, conta com sete troncos IP, além de sete centrais telefônicas BP250 e uma MD110, ambas de tecnologia Ericsson, que atendem a matriz e as filiais de São Paulo, Paulínia-SP, Ipiranga-SP, Betim-MG, Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Goiânia. Apesar de 20% dos ramais da empresa serem digitais e o restante deles analógicos, todas as linhas possuem tecnologia VoIP, devido a utilização dos troncos IP.

Segundo Ianno Santos Soares, analista de TI responsável pela área de segurança da informação e telefonia da ALE Combustíveis, o projeto da Damovo vem atendendo as principais necessidades de expansão de tecnologia e redução de custos com telecomunicação na empresa. “Hoje, nosso ambiente é centralizado em uma única operadora. Trabalhamos com um sistema integrado e conseguimos administrar a solução com muita facilidade. Com a finalização do projeto, temos certeza que aumentaremos ainda mais o percentual de redução de despesas com telefonia”, comemora.

Outro benefício apontado pelo profissional é o fato da plataforma quase não interferir no desempenho da rede de dados. “Como temos Qualidade de Serviço (QoS), nosso sistema de telecomunicação tem um desempenho ainda melhor, não há atrasos e quase não há consumo de banda”, relata.