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Além da nuvem…

Autor: Alfredo González
As tendências que marcaram a indústria em 2014 e, segundo alguns analistas, terão continuidade em 2015 foram as mídias sociais, nuvem e mobilidade. De modo geral, concordo com essa visão, embora acredite que o “must have” para os call centers em 2015 serão: WebRTC (Real Time Communications), Vídeo, Biometria de Voz e Automatização. As empresas  de vanguarda, em matéria de tecnologia, devem estar preparadas para enfrentar  esses desafios trazidos pela  revolução no atendimento aos clientes, atualizando suas plataformas e diversificando os canais de atendimento.
Os principais players do mercado tem falado muito sobre os benefícios da tecnologia WebRTC, um padrão  que permite comunicação, de vídeo e áudio, através de um navegador. As principais razões pelas quais as empresas devem começar sua adoção se baseiam na simplificação do PA (minimizando requisitos e complexidades da instalação), e a possibilidade de estar em ambientes hiper-distribuídos e com operadores em modalidade de home office. Outro benefício dessa tecnologia é que ela pode ser estendida a sites  e ser  usada pelo cliente, que não precisará usar linhas telefônicas para falar com o call center. Isso aumenta as taxas de conversão para as campanhas de marketing on-line – menos agressiva que um discador.
Já o atendimento por vídeo vem se destacando pela utilização do canal de telepresença com vídeo bidirecional, mais funcionalidades que um quiosque ou terminal de autoatendimento. Essa tecnologia está sendo bastante demandada pelo mercado, especialmente na América Latina. Esses quiosques permitirão que as empresas possam disponibilizar pequenos escritórios sem funcionários. O modelo de negócio consiste em  alugar modestos espaços em lojas (drogarias, lojas de conveniência) e permitir, através do quiosque/terminal, que as pessoas realizem transações com bancos ou outras empresas, interagindo só com uma máquina através do vídeo bidirecional.  Esta tecnologia também é interessante para um ambiente de teleassistência para idosos, oferecendo um vídeo telefone.
Outra tendência importante é a biometria de voz. Cada vez mais interações são feitas on-line e não por telefone.  Observando este movimento, as empresas precisam de uma ferramenta que permita validar se a pessoa do outro lado é quem diz ser com o objetivo de prevenir fraudes.  A biometria de voz, por meio de URA, poderá realizar essa validação. Isto, conjuntamente, com linguagem natural, simplificará a interação entre os clientes e a máquina URA.
No entanto, a mais relevante das tendências em 2015 será a automatização, especialmente quando pensamos em transações automatizadas que envolvam informação sensível, por exemplo.  A informação de cartão de crédito (uma máquina, e não um operador, coletará esses dados prevenindo fraudes e aumentando a segurança da operação). É o único caminho “financeiramente acessível” de conformidade com as normas internacionais de segurança como a PCI.
Alfredo González é diretor de produtos da Presence Technology.

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