Algar está entre as melhores

0
2

O Grupo Algar, pelo sexto ano consecutivo, está no Guia das revistas Exame e Você S.A. (da Editora Abril) entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil. Nesta avaliação, o desenvolvimento profissional e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional foram os fatores mais valorizados entre os associados do Grupo Algar. Na seqüência, vem remuneração e benefícios e estabilidade de emprego.
O grupo brasileiro conta hoje com 10.500 associados (como são chamados os funcionários), sendo 50% mulheres e 50% homens. “Mais uma vez recebemos este prêmio com muita alegria, principalmente num momento delicado da economia brasileira que gera incertezas por parte de todos”, explica José Mauro Leal Costa. “Mas o verdadeiro desafio e nosso objetivo é manter o Grupo Algar neste ranking, desenvolvendo constantemente ações para valorizar e desenvolver cada vez mais nossos talentos”.
A pesquisa, realizada anualmente, é a maior do País em seu gênero. Este ano, 189 mil funcionários de 460 empresas receberam o questionário. Desses, 120 mil responderam aos quesitos que avaliam a qualidade do ambiente de trabalho nas empresas. A região Sudeste – onde está a sede
do Grupo Algar -registrou o maior número de organizações participantes, com 70,3% do total. Na seqüência, aparecem Sul (19,7%), Centro-Oeste (4,7%), Nordeste (3,5%) e Norte (1,8%).
Pela metodologia adotada, a opinião do funcionário responde por 75% da nota obtida pelas empresas. O restante vem da análise de suas políticas e práticas de recursos humanos. As empresas com as melhores notas são pré-selecionadas e passam para a última fase de avaliação, que consiste na visita de um jornalista para entrevistar dois grupos de funcionários.
Cerca de quatro mil profissionais participaram dessas reuniões este ano. As 150 melhores empresas para trabalhar foram definidas somente depois desse contato pessoal.
Talentos Humanos em destaque
O departamento de Talentos Humanos da Algar, como é chamada a área de recursos humanos, sempre foi o foco principal de todas as empresas do grupo. Para estimular os associados de todas as empresas do Grupo, a Algar desenvolve várias iniciativas, como o Programa de Desenvolvimento Individualizada (PDI), que aponta o que o profissional precisa melhorar e sugere cursos. Para isso, a UniAlgar – universidade corporativa -, cujo modelo de gestão é referência nacional, disponibiliza constantemente programas de treinamento e capacitação a todos os associados.
A preocupação com o bem estar e a saúde das pessoas também está no “DNA” da Algar, que desenvolve o PDI da Saúde e o PDI da Saúde Mental, em que os associados passam por um check-up e recebem metas a serem atingidas, como perda de peso, controle do colesterol, do estresse, entre outros fatores.
Além dessas práticas, são desenvolvidos programas que visam estimular a criatividade de todos os associados da Algar. O PGP (Programa de Gestão de Processos), por exemplo, seleciona e premia os melhores projetos que promovem a melhoria sistemática dos processos internos das empresas. Já o PGI (Programa de Gestão de Idéias) contempla as melhores idéias criadas pelos associados que foram colocadas em prática.