Ano da virada? | 2ª Parte

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Para alguns pode soar estranho o título dessa matéria, afinal o ano não foi tão bom assim para todos. O mercado continuou sentindo os efeitos da crise econômica e politica que atingiu o Brasil nos últimos anos, principalmente no primeiro semestre, o que prejudicou os resultados de muitas empresas. Porém, ainda assim, anota aí: 2017 pode ficar marcado sim como o ano que o mercado brasileiro de contact center iniciou uma nova fase.
Isso não significa que a transformação da atividade tenha começado agora. Pelo contrário. Ela já vem ocorrendo há alguns anos. Porém, em 2017 o impacto das mudanças do mercado de consumo, principalmente por conta das evoluções tecnológica, foi maior e mais evidente. Basta olhar para o processo de automatização do atendimento com os chatbots. Se há pouco tempo era apontado como tendência, hoje é uma realidade. E quem pensar o contrário, certamente ficará para trás, como já podemos ver acontecer com algumas empresas tradicionais. Ou seja, chegou a hora de realmente se reinventar e inovar.
Por isso, 2017 pode ser visto como o ano da virada. Com certeza, muita coisa ainda há de vir, mas a transformação que tanto já se fala nos últimos tempos ganhou forma mais nítida, como deixam claro as entrevistas exclusivas realizadas pelo portal Callcenter.inf.br com os principais outsourcers. Mais do que uma avaliação do que aconteceu em 2017, os especialistas detalham esse processo de reestruturação, além de revelarem como foi o ano para suas empresas.

Confira o que falaram os executivos:

AeC investe em tecnologia e inovação em ano de reflexão e transformações
Almaviva investe em três pilares para fazer a diferença em um mercado em rápida evolução
Em ano desafiador, Virtual Connection busca estrutura mais ágil, produtiva e rentável
A oportunidade na crise

Além de aquisições e parcerias, Atento cria unidade de serviços digitais para acompanhar mudanças
À base de muito trabalho, TMKT fecha o ano com o saldo positivo
GCC supera desafios encontrados ao longo de 2017 e registra melhor ano desde fundação
Busca e aperfeiçoamento de novas tecnologias digitais permitem DBM fechar o ano em crescimento
Quaddra dribla cenário adverso otimizando operações existente e trazendo novos clientes
Voxline intensifica estratégia de inovação para se posicionar na vanguarda do setor
Veja também a outra parte do especial:
Entre instabilidade econômica e necessidade de se reinventar, outsourcers fazem uma reflexão sobre 2017