O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

As previsões se concretizaram?

Nos últimos dez anos muita coisa mudou no mercado de atendimento ao cliente. Apareceram novas tecnologias, grandes operações se consolidaram, surgiram empresas especilizadas em nichos, . Porém, mais do que tudo isso, o mercado cresceu exponencialmente. Com essa visão, separamos alguns artigos publicados há dez anos para saber como os profissionais imaginavam que seria o futuro do mercado.
 
Na época a Internet ainda dava seus primeiro passos. Em artigo, Eric Lieb, presidente da Interactive Intelligence, escreveu que um novo cenário se avizinhava, com a Internet se transformando em um dos grandes canais de comunicação empresarial com o cliente, permitindo às empresas obterem uma radiografia completa dos consumidores, caminhando para a tão propalada fidelização.
 
Na época gerente de tecnologia da Teleperformance, André Alves Henriques escreveu que a aplicação do atendimento via internet estava só começando, e por isso, alguns pontos básicos como conectividade e compatibilidade de recursos ainda iriam sofrer modificações, a fim de minimizar o trabalho e a infra-estrutura exigida para tais serviços, reduzindo custos de equipamentos e mão-de-obra. Falava ainda sobre a progressiva procura pelo atendimento via internet e a tão característica exigência do “cliente on-line”.
 
Já Marcos Leite, então consultor de CRM da E-Consulting, comenta o fato de, em 2003, mais de uma centena de empresas prestadoras de serviços disputarem espaço. “Grandes empresas devem se manter competitivas nesse setor. As de menor expressão e capacidade de investimento, porém, estão fadadas a serem compradas ou, simplesmente, desaparecerem, a não ser que concentrem seus esforços na captação de pequenas empresas como clientes ou encontrem nichos de mercado bastante específicos.”
 
Confira os artigos:
 
Ou as empresas se adaptam à nova realidade ou “fail”, como eles dizem por lá
Autor: Eric Lieb
 
Centrais que investirem em novas tecnologias terão como oferecer alternativas mais modernas aos clientes
Autor: José Teofilo Neto
 
Quando o assunto é tecnologia a serviço do atendimento ao cliente, devemos envolver diversos assuntos em um único objetivo
Autor: André Alves Henriques
 
As uso das novas mídias nos faz crer que no futuro não haverá mais espaço para o vendedor
Autor: João Baptista Vilhena
 
Grandes empresas já atendem via internet, algumas delas assinalando um número de 10% do total recebido
Autor: Albert A. Deweik
 
Com operações de call center em B2B em B2C, foram movimentados no Brasil R$ 67,4 bilhões, em 2001
Autor: Marcos Leite
 
Na era da internet, o concorrente está, literalmente, a um clique do mouse de distância
Autor: Dailton Felipini
 
Centrais são a porta de entrada das corporações, estreitando o vínculo de confiança
Autor: Anne Kitie
 
Uma das tendências previstas para o segmento de call center é a expansão das operações offshore
Autor: Cláudio Sá

Grupo no LinkedIn. Planejamento estratégico. O que o mercado mais acertou e o que mais errou em seus exercícios de futurologia?

A indicação de leitura de final de semana provoca uma reflexão sobre os exercícios de futurologia do mercado com a sugestão de alguns artigos de 10 anos. Será que nós mais acertamos que erramos? E o impacto em nossos planejamentos estratégicos? Mais erramos que acertamos?

http://goo.gl/iWesL


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima