Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

As vantagens do e-learning

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



Autor: Antonio Flavio Barbosa

 

A cada dia, o uso do EAD – Ensino a Distância como processo de ensino tem se difundindo mais porque oferece uma série de vantagens que vão desde a maximização do tempo à apreensão do conhecimento de forma individualizada e virtual. Instituições de educação como universidades, faculdades, instituições focadas em cursos técnicos e cursos em geral são alguns dos locais que já utilizam EAD para algumas disciplinas ou até mesmo para o esclarecimento de dúvidas. O que ocorre é que empresas e grupos empresariais também estão utilizando o EAD para formação e treinamento de seu pessoal. Empresas de serviço utilizam o ensino a distância principalmente para treinamento dos clientes.

 

Ao observarmos o funcionamento de um dos tipos de ensino a distância, veremos que trata-se de uma modalidade que é um curso ao vivo, ministrado por um instrutor, utilizando a web e que pode ser assistido por alunos em qualquer local que tenha acesso à Internet. Nesse formato é possível a interação entre instrutor e alunos. Outra opção é ter a hospedagem de cursos já produzidos, em um site ou portal em que os alunos podem acessar em horário e local de maior conveniência. Esses cursos são produzidos dentro de padrões definidos mundialmente como o SCORM – Sharable Content Object Reference Model – e , o AICC – Aviation Industry Computer-Based Training Committee – e são administrados por um software denominado LMS- Learning Management Systems.

 

As vantagens oferecidas pelo EAD são muitas, entre elas:

– Custo individual e global dos programas de treinamento;

– Padronização no ensino;

– Maior intercâmbio de conhecimento;

– Quebra das barreiras geográficas;

– Gestão e medição sistematizada de programas de treinamento;

– Integração com outros sistemas;

– Utilização de padrões definidos.

 

Para as empresas, as vantagens de custos, de logística, de ganho de tempo e de qualidade têm levado ao uso cada vez maior do EAD para a educação corporativa e treinamento dos funcionários. É possível reduzir os custos de T&D em gastos com hotéis, alimentação, transporte, etc., agilizar o lançamento de novos produtos no mercado, utilizar o produto e/ou serviço de forma mais produtiva, e, ter menor tempo de ausência dos funcionários para fazer cursos.

 

Além disso, devemos observar que o EAD não está mais restrito a cursos. Deve ser visto também como uma ferramenta que agrega valor e que pode ser parte integrante da capacitação dos negócios da empresa e, não como um instrumento a ser utilizado somente pelo setor de Recursos Humanos. O projeto de Ensino a Distância utiliza ferramentas e padrões para estar de acordo com o que o mercado utiliza e exige.

 

Alguns casos ilustram bem as vantagens. Por exemplo, os bancos têm alcançado uma economia de mais de R$ 150 milhões em viagens para treinamento nas filiais e, empresas que necessitaram realizar o lançamento de novos produtos e serviços, treinaram sua equipe de vendas por meio da metodologia de educação à distância em curtíssimo prazo para poder oferecer o produto, ressaltando as qualidades, as funções e a forma de funcionamento do novo produto, economizando em tempo e recursos.

 

Ou seja, ao pensarmos em EAD temos que levar em conta sempre a interoperabilidade, a acessibilidade e a reutilização do conteúdo. Se a instituição tem como meta usufruir das vantagens do ensino a distância seja como fornecedor de conteúdo ou usuário do serviço, a questão sempre a ser observada é se o modelo funciona para ampliar o conhecimento dos usuários e se há melhoria na qualidade do trabalho, do estudo ou da vida de cada um envolvido no processo de aprendizagem proposto pelo ensino a distância. No fim das contas, o que está em jogo é se o EAD facilita ou não a vida de quem usa o serviço.

 

Nós apostamos que sim!

 

Antonio Flávio Barbosa é diretor geral da ABC71 Soluções em Informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima