O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Atenção ao jovem emergencial

Um dos principais empregadores do Brasil, o setor de contact center também é conhecido por dar oportunidade aos jovens no primeiro emprego. Mais do que contribuir para a economia, essa estratégia também traz ganhos para a empresa. Como grande vantagem, Manoela Costa, gerente executiva da Page Talent, coloca o fato de ter alguém que vai se envolver com a cultura da organização, tendo a expectativa de ser desenvolvido dentro desse sistema. “Provavelmente, a empresa vai conseguir formar pessoas mais engajadas, já que serão aculturados dentro desse ambiente corporativo”, comenta.
Porém, para que isso aconteça é importante que tenha um processo de retenção. Afinal, não será vantajoso ter esse jovem por um tempo para depois perder para o mercado. Assim, a especialista destaca a necessidade ações para engajar. “Com isso, a empresa terá pessoas que estão sendo formadas na sua cultura muito cedo e que tendem a continuar por bastante tempo.” Isso, no entanto, não é algo fácil, já que o jovem de hoje tem uma ansiedade e vontade de conhecer quase que tudo ao mesmo tempo. De acordo com a executiva, ele tem um perfil muito mais curioso, que pode fazer com que se desmotive rapidamente e queira conhecer a empresa do lado. Por isso, o maior desafio é realmente de como manter esse jovem motivado sem com que ele tenha interesse de ir trás de outras empresas.
Nesse sentido, ela coloca a gestão também como fundamental. “É importante ter um gestor comprometido e envolvido com a evolução dos jovens, que trabalhe o diálogo e a proximidade.” Além disso, é preciso ter um plano de desenvolvimento que forneça os alicerces necessários para o desenvolvimento, como treinamento e feedback. Segundo Manoela, são pontos importantes para que ele perceba que existe uma aposta no seu crescimento. “Mais do que remuneração ou cargo, o que eles mais querem é o desenvolvimento e a autonomia. Ele quer se sentir importante na empresa. Quem estiver atento a isso, a possibilidade de ter sucesso na contratação de jovens no primeiro emprego é grande”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima