A Atendebem anunciou, na última sexta-feira (04), encerramento das suas atividades, depois de 15 anos no mercado. A informação foi dada por meio uma folha colada na porta principal do call center sediado em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, segundo o jornal NH, o que pegou os colaboradores por surpresa. Em fevereiro, a Atendebem já havia fechado a operação em Criciúma, no Sul de Santa Catarina.
No comunicado, a Atendebem pontua como razão para o fechamento não só o momento delicado da economia brasileira e o aperto do crédito, mas também “a postura aviltante” dos clientes. De acordo com o texto, os clientes “com lucros bilionários sempre estão nos pagando, ano a ano, cada vez menos, nos cobrando mais eficiência e assertividade, sendo nossos custos cada ano mais crescentes e os problemas, cada vez maiores”.
“Há outros motivos que vamos, judicialmente, discutir e que não cabe citar aqui, mas grande parte deles envolvem nossos clientes, também a forma de remuneração que não cobre os custos crescentes”, segue o texto, afirmando ainda que a empresa conta com mais de R$ 7 milhões para receber dos clientes em pagamentos que deverão ser efetuados entre dezembro e janeiro próximo. Ainda de acordo com o comunicado, todos os direitos trabalhistas como salários, premiações, férias e aviso prévio serão pagos aos colaboradores.