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Bancos terão atendimento centralizado

O Sindicato dos Funcionários do Banco Central de São Paulo fará uma manifestação amanhã, dia 17 de maio, em favor da manutenção do procedimento ora em vigor das Centrais de Atendimento ao Público. O ato acontecerá em frente ao Banco Real ABN-AMRO, o segundo no ranking das instituições financeiras que mais recebem reclamações de clientes. O sindicato alerta que o fim das CAPs em todas as representações regionais do Banco Central significa que os cerca de 600 mil atendimentos anuais, os quais resultam em 10 mil apurações, vão se transformar em denúncia vazia. Para o sindicato, substituir esse serviço por um 0800 automatizado, que será centralizado em Brasília, é patrocinar a violação dos direitos do consumidor e beneficiar, mais uma vez, os conglomerados financeiros, que se livram do incômodo de serem fiscalizados pelo BC no que se refere às queixas de clientes.
As reclamações variam do tempo de demora nas filas às taxas abusivas de serviços. Pesquisa recente do Procon de São Paulo apontou diferença de até 369% nos valores das tarifas de um banco para outro. Para o sindicato, com a medida, o BC dá mau exemplo de atendimento ao público e abre uma porta para que a qualidade na prestação de serviço oferecida pelos bancos aos clientes caia ainda mais. As instituições financeiras vão se livrar da prestação de contas que têm de dar à fiscalização do Banco Central e também da má imagem que passam a carregar quando incluídos no ranking negativo das instituições que desrespeitam o consumidor, gerado pelas denúncias que chegam às centrais de atendimento.

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