Forte aliada para a sustentação do crescimento da Almaviva no Brasil, a gestão por competência faz parte das estratégias da empresa desde o inicio das operações no País. Assim que a operação foi criada, a empresa já imaginava o caminho de crescimento que queria percorrer, segundo Roberto Ribeiro, diretor geral comercial da Almaviva. “E precisávamos ter os profissionais certos, preparados para os desafios que viriam pela frente, sobretudo motivados para enfrentá-los de forma a alinhar os objetivos da organização e seus clientes”, conta.
A empresa fez inicialmente, na época, uma avaliação completa de competência dos gestores e baseados no resultado foi criado um Plano de Desenvolvimento, cujo objetivo foi aperfeiçoar e potencializar o perfil individual de cada colaborador. “Um projeto de implantação de gestão por competências como este, demandou grande trabalho e dedicação da área de Recursos Humanos e gestores da empresa”, relembra Ribeiro, ressaltando que o mapeamento das competências é o pilar de todo o processo e deve ser feito de forma clara para todos e de forma mensurável dos resultados. “O erro aqui pode desacreditar o projeto.”
Como resultado, o diretor conta que o projeto tem melhorado consideravelmente no relacionamento entre gestores e liderados, fazendo a empresa evoluir qualitativa e quantitativamente seus negócios no Brasil. Ele pontua que a metodologia é capaz de avaliar e, consequentemente, mapear gap´s e fortalezas do quadro de gestão propiciando assim a empresa uma visão moderna dos profissionais focada nos negócios, clientes e no desenvolvimento dos mesmos. “Acreditamos fortemente no alinhamento de interesses nas relações comerciais e profissionais e a gestão por competência implantada na Almaviva tangibiliza isso em nossa realidade do dia a dia”, finaliza.