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BCC assume que vai terceirizar

Agora é oficial. O próprio presidente da Embratel, Jorge Rodriguez, confirma a expectativa do mercado de que a subsidiária Brasil Center Comunicações (BCC) prepara-se para vender serviços a terceiros. Esse posicionamento coincidiu inclusive com a inauguração, este mês, do quarto callcenter da empresa, em Ribeirão Preto (SP), pelo diretor-executivo Ney Acyr de Oliveira. Até então, a Embratel vinha evitando fazer maiores abordagens sobre o assunto.

Ney Acyr considera que as centrais instaladas em Juiz de Fora (MG), Goiânia (GO), Vila Velha (ES) e Ribeirão Preto (SP) são insuficientes para atender a terceirização desse sistema. Segundo ele, para isso seria necessária a instalação de no mínimo mais um callcenter, sendo que Ribeirão Preto é o local de maior propabilidade para esse novo centro, uma vez que seria utilizada a tecnologia já instalada ali.

O antigo prédio da empresa nessa cidade terá, com o início completo das operações do novo callcenter, áreas comercial e administrativa, estando capacitado a receber em suas instalações a estrutura para pelo menos mais 300 PAs, destinadas exclusivamente ao telemarketing terceirizado. O diretor-executivo da BCC explicou, contudo, que a empresa não tenciona centralizar seus investimentos, que apenas em Ribeirão somam R$ 25 milhões, para atender a terceiros. Por outro lado, com o mesmo propósito e na mesma cidade, a Telefônica está investindo R$ 5 milhões na instalação de um callcenter. A previsão de faturamento anual para o callcenter da BCC de Ribeirão Preto é da ordem de R$ 20 milhões, sendo que o centro se responsabilizará por 528 PAs em sua capacitação total, devendo concentrar 1.200 funcionários.

Atualmente, a BCC soma 1.900 PAs e calcula chegar a 4 mil PAs até junho. Apenas para Ribeirão, mantém-se a expectativa de receber em média 300 mil chamadas/mês, juntamente com as operações da central de Vila Velha ali concentradas, destinadas aos callcenters de acordo com tráfego e não pela localização.

Os callcenters de Vila Velha e de Riberão Preto, respectivamente, o terceiro e o quarto da Embratel, começaram a operar neste mês de abril, ainda com capacidade limitada, e que a companhia considera os mais modernos da América Latina em termos da tecnologia utilizada. Até junho, ambos deverão gerar 1.200 empregos diretos.

A subsidiária Brasil Center Comunicações foi criada pela Embratel em 08/12/99, com a finalidade de prestar serviços de callcenter aproveitando o know-how da norte-americana MCI WorldCom.

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