Após quase dois meses de implementação de chatbot, a Biva já começa a colher os primeiros resultados positivos. A companhia de empréstimos contabilizou pouco mais de 400 atendimentos realizados pelo Droz, assistente virtual desenvolvido pela Aktie Now. Dessa maneira, em apenas 60 dias, os atendimentos humanos diminuíram aproximadamente 32%. Além disso, a empresa tem como resultado a redução de até 40% dos custos.
Fundada em 2015, a Biva é uma plataforma de empréstimos ponta-a-ponta (peer-to-peer lending) que reúne empreendedores e investidores que praticam taxas de juros mais baixas e retornos mais atrativos para os investimentos. Pelo fato das transações serem feitas totalmente online, surgiu a necessidade de aderir uma ferramenta para facilitar o atendimento dos clientes. “A ideia não é substituir o atendimento humano, mas apoiar a operação atendendo os assuntos mais repetitivos e mantendo a equipe focada em questões mais complexas”, afirma Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now.
A intenção com a adesão da ferramenta foi sanar as dúvidas simples dos clientes que chegavam aos atendentes via chat. “Acreditamos que algo guiado seja o melhor caminho para nossos clientes, assim eles podem se acostumar com essa nova tecnologia”, declara a head de customer success da Biva, Diandra Guimarães. “Diferente do que parece, existem muitas possibilidades com um bot guiado. O principal benefício é o fato de que apresentar opções para o cliente – evitando algo muito aberto, pois isso muitas vezes mais confunde que ajuda – se torna uma forma assertiva de resolver os problemas”, finaliza executiva.