O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Bom pra todos!

Uma importante forma de preparar os jovens para o mercado de trabalho é por meio do estágio. A partir dele, a empresa não só consegue ter bons resultados, como contribui na formação dessa pessoa. “O empresário brasileiro além de formar jovens, cultivará cidadãos prontos para ajudar a sua organização a crescer. Estágio é bom para o estudante, para as empresas e para o Brasil”, reforça Seme Arone Junior, presidente do Nube. Ele destaca ainda que as maiores vantagens de investir e contratar estagiários são moldar os jovens talentos de acordo com a cultura corporativa da empresa e treinar para serem aproveitados quando aparecer vagas ou reposições. Em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br, o executivo fala sobre as formas de tirar vantagem da contratação de estagiário e como gerir esse profissional.
Callcenter.inf.br – Quais as vantagens de contratar estagiários?
Arone Jr.: As maiores vantagens de investir e contratar estagiários são moldar os jovens talentos de acordo com a cultura corporativa da empresa e treinar futuros talentos para serem aproveitados quando aparecer vagas ou reposições.
Como tirar proveito dessas vantagens?
Para as empresas tirarem vantagens dos benefícios da Lei do Estágio é preciso ter uma cultura de treinar e de acolher estudantes. Afinal, uma nova vaga de funcionário efetivo demora até três meses para ser preenchida. E tem a possibilidade de não dar certo.  Custa caro. Logo, uma vantagem de ter um banco de jovens estagiários sendo treinado é a possibilidade de preencher as oportunidades que ocorrem por conta da rotatividade natural da empresa.
Como gerir esse público?
Você deve ter um planejamento do estágio. Envolver o RH, os gestores internos de outros departamentos onde os estagiários atuarão e serão treinados. Planejar significa ensinar o estagiário desde o primeiro dia.  A maioria nunca teve contato em empresas, ou nunca trabalhou.  Iniciar com um programa de boas vindas, tour pela empresa, mostrar onde serão alocados, qual o programa de treinamento, como a organização funciona, manual da área e da corporação, mostrar processos, serviços, a história, enfim, ensinar como se fossem entrar no primeiro ano da Universidade da sua empresa.
Qual o desafio?
A empresa deverá manter um processo de treinamento constante, com feedbacks frequentes para mostrar a evolução e o aprendizado. Jovens sem experiência  precisam de retorno do que fazem mais frequentemente. Por isso, faça uma avaliação semestral formal da evolução do estagiário, forneça apoio do RH, fale sobre o rendimento deles, como eles se dedicaram e se procuraram outras fontes de conhecimento além do estágio e da universidade e realize entrevistas de desligamento específicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima