BrasilCenter tem destaque no Guia Exame 2003

0
3

A BrasilCenter Comunicações foi eleita uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil e uma das 40 melhores empresas para as mulheres trabalharem, segundo o Guia Exama 2003. A empresa que tem no seu quadro de recursos humanos 70% de mulheres, participa pela primeira vez do estudo que tem visibilidade nacional. O Guia, elaborado há sete anos pela revista Exame, movimenta centenas de empresas no Brasil. Em 2003, foram mais de 400 organizações inscritas. Os critérios para a seleção passam por avaliações sobre a gestão de pessoas dentro de uma corporação, as políticas de Recursos Humanos, as ações implementadas visando desenvolvimento e integração, comunicação interna e, como não poderia deixar de ser, a satisfação dos colaboradores.

O processo de avaliação adotado pela revista para selecionar as melhores organizações do país, no que se refere à satisfação do colaborador, possui várias etapas. A primeira delas é uma pesquisa realizada com 600 empregados, escolhidos aleatoriamente pela equipe da própria Exame. A etapa seguinte se constitui em uma análise das políticas e práticas de Recursos Humanos. Logo em seguida, é realizada uma avaliação jornalística por meio da metodologia de “focus group”. A última etapa é uma reunião de consenso entre os pesquisadores e consultores do Great Place to Work Institute e os jornalistas da revista Você S/A.

A BrasilCenter, para monitorar os resultados das ações que ela promove para seus funcionários, realiza há quatro anos, pesquisas de clima internas, que adotam avaliações semelhantes à estabelecida pelo Guia Exame. São elas que apontam o nível de contentamento do colaborador com o trabalho e a empresa e os pontos de melhoria para a elaboração de planos de ação. A última pesquisa atingiu quase 80% de índice de satisfação interna.