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Cada caso, um caso

Termo utilizado de maneira ampla para designar um modelo organizacional supostamente sem hierarquia, a gestão horizontal enfatiza algumas características que são importantes em qualquer empresa, tais como criação de espaço para que as pessoas possam utilizar seu julgamento e tomar decisões, contribuir com opiniões, fomentar um ambiente de comunicação aberta, dentre outros. Contudo, essas características não são exclusividade do modelo de gestão horizontal, sendo encontradas também em hierarquias gerenciais que operam de maneira eficaz, segundo Rafael Beran, sócio diretor do Instituto Pieron.
O especialista comenta que muitas das empresas que empregaram o modelo de gestão horizontal ainda têm uma hierarquia e uma liderança gerencial definida. “Ou seja, são, na verdade, hierarquias gerenciais. Basta perguntar quem toma uma decisão, e é responsabilizado por suas consequências, quando não há consenso no grupo. Empresas tipicamente não são, e não devem ser, democracias. Pessoas são empregadas para exercerem seu julgamento e tomarem decisões e, em contrapartida, assumem responsabilidade pelas decisões tomadas, algo que não pode ser compartilhado com um grupo”, defende.
Ele explica que a hierarquia gerencial tem se mostrado a forma de gestão mais adequada – e mais natural – para a maior parte das organizações empresariais. Assim, indica que, antes de pensar em implementar o modelo de gestão horizontal, é importante se perguntar se a hierarquia gerencial da empresa está operando de maneira eficaz e o que fazer para corrigir eventuais problemas. “A verdade é que hierarquias gerenciais são a forma de organização de trabalho mais eficaz e natural e, quando bem estruturadas, são capazes de criar relações de confiança entre líderes e liderados e plena utilização da capacidade de julgamento e tomada de decisão das pessoas”, afirma.
O especialista acrescenta ainda que a gestão horizontal não consegue dar conta de estruturar o trabalho de grandes organizações, que empregam centenas ou milhares de pessoas. “A única forma de organizar o trabalho de um contingente de pessoas, transferindo autoridades em contrapartida de prestação de contas, é por meio de uma hierarquia gerencial”, pontua.

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