Callink realiza ação no Dia Mundial da Voz

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Uma das principais ferramentas utilizadas pelos quase quatro mil colaboradores da Callink é a voz, que permite que eles tenham o contato direto com os milhares de clientes atendidos diariamente pela empresa. Para lembrar o ´Dia Mundial da Voz´, comemorado em 16 de abril, a empresa promove, então, uma ação de conscientização e divulgação dos cuidados com a voz.
Hoje (16), todos os colaboradores receberão uma maçã, que será um dos símbolos da campanha interna no Dia Mundial da Voz. Segundo fonoaudiólogos, a fruta é uma grande aliada para a voz, pois possui ação adstringente e com isso ´limpa´ as cordas vocais trazendo alívio e bem-estar. A maçã consegue reduzir as secreções que interferem na vibração das pregas vocais, melhorando a articulação das palavras. Além da maçã, todos os colaboradores receberão um material informativo que descreve de forma simplificada como a voz é produzida, assim como a indicação de hábitos que ajudam e prejudicam esta ferramenta de fundamental importância para quem trabalha no atendimento aos clientes em call center.
A ação da Callink é realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, sob a coordenação do engenheiro de segurança do trabalho Wilson Martinelli Reis. “Nosso objetivo é contribuir com informações que possam ser utilizadas no cotidiano dos colaboradores, assim como atuar de forma preventiva para evitar problemas”, explica o engenheiro.
A gerente de RH da Callink, Marcela Martins Piment, explica que o objetivo principal da Callink com a ação é contribuir com os colaboradores fornecendo informações que possam ser úteis no dia a dia deles, já que a voz é uma ferramenta indispensável no atendimento que eles oferecem aos clientes. “Além da parte teórica, que é o material informativo distribuído a todos, entregamos uma maçã para cada um, reforçando a importância desta fruta para os cuidados com a voz. Queremos incentivar boas práticas que refletem não apenas no trabalho deles, mas também no cotidiano”, disse a executiva. Em entrevista exclusiva, ela comentou ainda sobre a importância de cuidar da voz e como ela contribui no trabalho dos operadores.
Callcenter.inf.br – Por que cuidar da saúde da voz?
Marcela: Temos que cuidar de nossa saúde como um todo e a voz faz parte desse processo. Ter uma voz saudável é diferente do que as pessoas entendem por uma ´boa voz´, naquela ideia de uma voz bonita e imponente. Estamos falando de cuidar da voz de maneira simples, utilizando hábitos saudáveis que permitem ter qualidade de voz, associada à qualidade de vida. Alguns cuidados que citamos no material distribuído aos colaboradores ajudam em várias outros aspectos da saúde, como por exemplo beber água constantemente, não fumar, ter uma boa postura corporal, além das dicas de alimentos saudáveis. Isso tudo além de ajudar a cuidar da voz, tem um papel importante na saúde das pessoas como um todo. Cuidando da voz você também cuida da sua saúde.
De que forma da voz e a comunicação podem contribuir no trabalho dos profissionais de telesserviços?
Para os profissionais de telesserviços a comunicação é essencial e por mais que existam várias formas de se comunicar com os clientes, a voz ainda é a principal. A maior parte dos atendimentos acontece por meio do contato telefônico e a qualidade da voz é um diferencial para o bom entendimento do conteúdo repassado.
Até que ponto a voz pode fazer a diferença em um atendimento?
A voz faz toda a diferença, pois o tom, a dicção e o ritmo da fala podem conquistar ou não um cliente que é o  tão falado ´sorriso na voz. Pela voz conseguimos transmitir como estamos, nosso estado emocional, humor, o domínio de determinado assunto. Quando falamos de forma bem colocada passamos segurança a quem está do outro lado.

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