Candidatos mostram insatisfação com RH

0
0



Cerca de 83% dos candidatos a uma vaga de emprego não recebe nenhuma resposta dos selecionadores sobre o término do processo e a participação destes no resultado da seleção, de acordo com a pesquisa encomendada pela Curriculum à Gentis Panel, que avaliou 2,5 mil profissionais sobre a atitude do departamento de Recursos Humanos em relação à participação deles em processos seletivos. Já dos profissionais que obtiveram uma resposta (17%), a maioria diz que o tempo médio para retorno é em até uma semana. No entanto, 51% afirmou não receber explicações sobre os motivos da reprovação.

 

O levantamento apontou que 98% dos candidatos gostariam do feedback para não persistir no erro nas próximas vezes. Outro ponto é a falta de informações sobre a vaga no primeiro contato dos selecionadores por telefone, indicada por 74% dos entrevistados. Os profissionais afirmaram que informações de salário (17%), nome da empresa (16%), local de trabalho (15%), atividades a desenvolver (15%) e horário de trabalho (13%) são mais importantes do que quais benefícios (12%) a companhia oferece.

 

“Percebemos que, infelizmente, ainda há muitos profissionais de Recursos Humanos que talvez, pela correria do dia a dia, acabam esquecendo, desconsiderando ou não podendo cumprir uma parte muito importante do processo, que é o feedback. Sabemos que o mercado está árido de talentos e que é normal entrar em contato com muitas pessoas para cada vaga em aberto, mas as ferramentas de recrutamento e a seleção online hoje já facilitam a rotina desses profissionais e a mera utilização de um e-mail de resposta a todos que participaram do processo já seria um grande avanço e melhoraria esta percepção dos candidatos”, analisa Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.