CBCC define o perfil de seus colaboradores

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De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Telemarketing, o segmento de telemarketing é hoje o maior empregador do setor de prestação de serviços e fechará 2002 com cerca de 450 mil postos de trabalho gerados – uma alta de 21,6% em relação ao ano passado. Cooperando com o setor está a CBCC – Companhia Brasileira de Contact Center, que conta com 3,5 mil posições de atendimento e mais de 5 mil colaboradores, atuando nas cidades de São Paulo, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e São Bernardo do Campo.

O que define o perfil do funcionário é o tipo de atendimento ao cliente e as habilidades necessárias para a operação. Mas a principal qualidade que deve ter um atendente é habilidade no relacionamento. A empresa oferece plano de carreira aos funcionários, considerando-se que, em todo processo seletivo, busca-se primeiramente profissionais dentro da própria companhia, visando o crescimento e desenvolvimento do pessoal interno.


Uma das empresas do setor que mais investem em aprimoramento tecnológico e desenvolvimento pessoal, a CBCC ministrou somente em agosto, 34.384 horas de treinamento, e como resultado direto tem um dos mais baixos índices de turnover do mercado – cerca de 2,2%.


Em um ano de atuação, a CBCC já está entre as três maiores empresas em um mercado em que atuam mais de 100 empresas. Nas suas operações, 50% representam atendimento a serviços de empresas de telecomunicações. Em seguida vem o atendimento a bancos e instituições financeiras, com 20%, seguido dos segmentos de comércio, serviços e outros que, juntos, representam 30% do faturamento da CBCC.