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Cemig investe em redes sociais



Aliar uma grande marca com sustentabilidade, exposições artísticas e aproximar o cliente da empresa foram algumas das conquistas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) após um ano de ação e gerenciamento de presença on-line. A companhia investiu na ampliação de sua presença digital com a expertise da Media Factory, empresa pioneira no conceito de “one stop shop” na área de marketing de performance digital.


A ampliação destes canais de comunicação utilizando YouTube, Twitter, Flickr, Facebook e sete blogs modificaram o relacionamento entre cliente e a empresa, que é uma das principais companhias do setor energético. Hoje, a Cemig é um conglomerado de 59 empresas e 10 consórcios. Com cerca de 6.690 milhões unidades consumidoras no estado de Minas Gerais, distribuídos em 774 municípios, além da presença em outros 15 estados brasileiros, sendo responsável por 12% da distribuição energética nacional.


Até o final de 2009, a Cemig buscava alternativas para atender a alta demanda de chamados do estado de Minas Gerais no período de chuvas. Na internet, a reputação digital da empresa nem sempre caminhou bem. Até meados de 2009, os canais de comunicação da empresa eram direcionados a agrupar comentários sobre a interrupção de energia em algumas regiões mineiras, provocadas por quedas de árvores, e também divulgar os encontros dos colegas de trabalho.


De acordo com a responsável e idealizadora do projeto a coordenadora de governança web da Cemig, Ana Paula Morais, a empresa possuía uma presença digital que estava defasada em relação ao desempenho da companhia no mercado. “Avaliamos a possibilidade de realizar ações com foco no digital. Mas acabamos recorrendo a Media Factory pelo conhecimento e metodologia utilizada”, revela a executiva.


A companhia estuda novos projetos para o segundo semestre de 2011. “Temos interesses para o uso da internet alinhados aos nossos objetivos estratégicos. A web é um canal de comunicação e relacionamento eficiente e barato, o que o torna muito atrativo. Queremos expandi-lo e torná-lo ainda mais estratégico para Cemig nos próximos anos”, finaliza Ana Paula.

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