Chat conquista espaço do telefone

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Hoje, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) já não é mais realizado somente por telefone. Em muitas empresas, para o cliente que deseja tirar alguma dúvida sobre um dos produtos ou até mesmo fazer qualquer reclamação de um serviço que tenha sido contratado, a opção do atendimento pelo chat está se tornando uma ferramenta cada vez mais utilizada pelo público. A rapidez das respostas, dadas em tempo real, é apontada como o maior diferencial do atendimento oferecido na rede mundial de computadores.

 

“As outras opções que as empresas disponibilizam em seus sites, como a Ouvidoria ou o Fale Conosco, não permitem esse contato imediato. As respostas nem sempre chegam naquele necessário momento para o cliente”, explica Jarbas Nogueira, presidente da ABT – Associação Brasileira de Telesserviços. Bancos, TVs por assinatura, empresas de telefonia móvel e até de produtos de beleza já oferecem essa opção de atendimento para os clientes. “Existe uma constate busca das empresas do setor por novidades nessa área, uma eterna preocupação em oferecer sempre o melhor atendimento aos clientes. Acredito que, em pouco tempo, muitas empresas vão explorar ainda mais esse novo canal de comunicação”, completa.

 

Segundo o presidente da ABT, os profissionais destacados para essa função, além da necessidade de estarem totalmente capacitados para responder a todas as questões que possam surgir e serem ágeis para oferecer uma solução aos problemas que são colocados, precisam ter também um ótimo domínio da língua portuguesa. “Escrever é mais difícil do que falar. Quando escrevemos, muitas dúvidas acabam surgindo, mais ainda agora com as novas regras da língua portuguesa”, acrescenta. No entanto, Nogueira diz que muitas empresas do setor investem na formação dos empregados com a promoção de cursos profissionalizantes e a criação, inclusive, de universidades corporativas.