O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Como lidar com a amizade na empresa



As pessoas passa cada vez mais tempo com os colegas de trabalho, superando até a quantidade de horas que se dedicam à família e amigos, sendo assim, inevitavelmente a relação profissional extrapola o ambiente de trabalho e ganha mesas de bares, viagens e festas. O diretor-geral da Trabalhando.com e autor do livro “A estratégia do olho de tigre” (Editora Gente), Renato Grinberg, explica que é preciso tomar algumas medidas para evitar que um relacionamento mais próximo do chefe gere mal-estar entre os colegas.

 

Se você é funcionário:

1. Se você e seu chefe já eram amigos, não exponha nada que possa se transformar em piada, como apelidos ou histórias engraçadas;

2. Evite fazer comentários do que vocês fazem ou onde vão fora do horário de trabalho;

3. Não aproveite os momentos de lazer com o chefe para criticar colegas ou fofocar sobre eles;

4. Cuidado: alguns chefes se aproximam dos subordinados para arrancar informações pessoais. Dependendo do gestor, tudo o que você disser poderá ser usado contra você e não a seu favor;

5. É preciso colocar sua carreira em primeiro lugar, não tenha medo de desapontar seu “chefe/amigo” caso surja uma oportunidade em outra empresa.

 

Se você é chefe:

1. Muito cuidado com um funcionário que se mostra exageradamente amigo, ele pode estar mal intencionado;

2. Não abra assuntos estratégicos da empresa nos seus momentos de descontração, isso pode colocar em jogo seu cargo de confiança;

3. Não misture as coisas: não promova um funcionário só por amizade, ele precisa ter competência para assumir novas funções, se der errado o maior prejudicado pode ser você;

4. Haja naturalmente com seu “amigo/funcionário”, o suficiente para que a relação de amizade não seja lembrada;

5. Separe bem as coisas, pois em momentos críticos como uma demissão, por exemplo, você pode se enrolar. Outra situação delicada é a de dar ou receber feedbacks: a crítica pode ser levada para o lado pessoal, e isso pode prejudicar o trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima