O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Como proteger o sistema VoIP


Cuidado! Os usuários da nova tecnologia VoIP e IP também estão na mira de invasores virtuais. Entre eles estão os hackers – que podem roubar informações importantes das empresas que utilizam a comunicação ou deixar vírus capazes de danificar o sistema. Além disso, há a ação dos “bisbilhoteiros” ou os voyeurs de plantão na net que podem escutar conversas alheias e acompanhar imagens geradas pela telefonia IP. A segurança nesses sistemas de comunicação será tema de discusão no I Fórum de VoIP-IP, dia 28 de junho, na Amcham.

De acordo com o engenheiro de telefonia e vice-presidente da Mtel, Valdir Bignardi, o perigo maior está na interceptação dos pacotes para a escuta telefônica. “Para se estabelecer o grampo ou a escuta num processo de comunicação telefônica convencional é necessário que o interceptor tenha acesso físico à rede de telefonia do usuário, via casa ou circuito na central telefônica da operadora. Já no VOIP, como as informações trafegam livremente pela internet, basta ter acesso à rede”, alerta Bignardi.

Para coibir a ação dos interceptores são necessários mecanismos de proteção como a criptografia, a instalação de firewalls (porta de fogo), a prevenção de intrusão, entre outros. Segundo Bignardi, a utilização de mecanismos como os firewalls nas empresas e residências é imprescindível, entretanto os fabricantes destes equipamentos ainda são inadequados.

Novas técnicas de análise de tráfego como, por exemplo, a inspeção profunda, são capazes de fazer com que os firewalls identifiquem cada pacote de dados e voz e, desta forma, protege-los. “Ocorre que nem todos os firewalls do mercado utilizam estas técnicas. Ao utilizar o VoIP, a empresa deve se certificar que seus mecanismos de criptografia e proteção são realmente eficientes para o tipo de tráfego”, ressalta Bignardi.

Segundo Márcia Machado, consultora em telefonia móvel e comunicação IP, as soluções de segurança da rede IP são dotadas de redes mescladas com uma série de aparatos que combatem a intrusão como detectores, acessos criptografados, balanceamento de carga de servidores do sistema de gerência, portas de fogo, entre outros. “Atualmente, a rede IP é a maneira mais segura de se trafegar a voz”, avalia Márcia.

Serviço
Local: 28 de junho
Horário: das 8h30 às 19h30
Local: Amcham – Câmara Americana de Comércio, rua da Paz, 1431 – São Paulo/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima