Como se instala a síndrome do fracasso programado

0
21


Neste livro, os especialistas em liderança Jean-François Manzoni e Jean-Louis Barsoux expõem um fenômeno perturbador e comum: a Síndrome do Fracasso Programado. Em muitos casos, as atitudes e o comportamento do chefe na verdade programam certos indivíduos – incluindo aqueles com grande potencial – para o fracasso. Com base em dez anos de estudos sobre o relacionamento chefe-subordinado, Manzoni e Barsoux mostram que esta síndrome não está restrita aos relacionamentos com os “chefes insuportáveis.”


O problema surge do fato que embora muitos chefes dêem autonomia e incentivem os subordinados de excelente desempenho, costumam gerenciar e controlar cada detalhe do trabalho dos profissionais que são percebidos como tendo desempenho “mais fraco” de uma forma que sufoca a autoconfiança e a energia. O resultado é que o último grupo sempre apresenta um desempenho abaixo das expectativas em vez de vivenciar todo seu potencial.


O custo da Síndrome, diz Manzoni e Barsoux, vai muito além da perda de produtividade de algumas pessoas. Também ameaça tirar carreiras do trilho, afeta negativamente o moral e prejudica os resultados da organização como um todo. Através de dezenas de entrevistas, histórias ilustrativas e pesquisa convincente, eles mostram como os leitores podem determinar se fazem parte de uma dinâmica do fracasso programado; reconhecer as tendências mentais que fazem o chefe dar início ao ciclo; entender como os subordinados contribuem para alimentar o problema; tomar medidas específicas para interromper o ciclo através de intervenções proativas; impedir de todas as formas que a Síndrome se instale, administrando os relacionamentos de maneira diferente.


Ficha Técnica:


Título: Como ótimos chefes fazem grandes profissionais falharem


Subtítulo: Síndrome do fracasso programado


Autores: Jean-François Manzoni e Jean-Louis Barsoux


Editora: CampusPáginas: 312


Preço: R$ 55,00