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Criando times de alta performance



Autor: Alexandre Prates

 

O sonho de toda empresa é conquistar um time que se comprometa com os seus objetivos e seja focado em resultados. Ao mesmo tempo, que haja confiança mútua entre os membros e um grande senso de união e respeito. Características presentes nos chamados times de alta performance.

 

Durante minha vivência como executivo, quando liderava equipes e desenvolvia pessoas, e atualmente em minha carreira como empresário e consultor, constatei que o único elemento que pode tornar real o sonho das empresas e líderes em ter um time de alta performance é a comunicação.

 

Quanto mais eu investigo os problemas organizacionais, mais eu percebo processos de comunicação ineficientes e imaturos, que prejudicam o planejamento, os procedimentos, as vendas, os relacionamentos, enfim, toda a empresa.

 

Dentre os problemas de comunicação mais comuns, destaco a imaturidade para fornecer e receber Feedback. É muito comum um líder que não consegue fornecer feedback de qualidade aos seus colaboradores. Muitos líderes fogem deste momento por receio de ofender sua equipe e assim desmotivá-la ou criar alguma situação desconfortável. E o mesmo ocorre quando o feedback é dos liderados para o líder. Além de dificilmente o líder aceitar esse tipo de opinião de seus colaboradores, os mesmos não o fazem por medo de represálias, e as deficiências continuam a prejudicar a empresa. Sem contar que isso se estende aos pares de trabalho, quando o gerente de uma área quer corrigir uma determinada ação de outra área. É muito comum que um líder se ofenda quando recebe um feedback negativo sobre o trabalho de um de seus colaboradores, pois isto conota que não está cuidando dos meus liderados. E o que isso acarreta? Simples, cada um cuida do seu e ninguém se intromete na área de ninguém.

 

A solução para isso é uma só: é preciso que o líder e seus colaboradores adquiram maturidade para compreender que existe algo maior do que seus próprios egos e encarar o feedback como uma proposta de crescimento e mudança. Todos estão ali para atingir uma única missão, fazer a empresa prosperar. Quando eu coloco o meu ego acima desta proposta, o resultado é simples: um agrupamento de pessoas que só produzem um resultado, a estagnação.

 

A verdadeira missão do feedback é gerar motivação e mudança. Feedback não é sinônimo de bronca, portanto não ofereça feedback apenas para corrigir, faça também para motivar. Feedback positivo motiva e faz bem! Cuida da comunicação da sua empresa e você estará cuidando dos seus resultados.

 

Alexandre Prates é master coach e palestrante.

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