A Oracle reuniu parceiros, clientes e a imprensa hoje de manhã, no Teatro Alfa do Hotel Transamérica, em São Paulo, para mostrar e marcar sua entrada do mercado de CRM. Com o teatro lotado, a festa começou com o presidente Carlos André, seguido de Jan Hertzberb, da Ernest & Young. Lançado no último trimestre do ano passado nos EUA, a solução foi apresentada pela empresa como “uma estratégia que visa apoiar pessoas que atendam clientes”, justificou Enio Klein, gerente de Soluções CRM.
O conjunto de soluções, que envolve partners em hardware, software, consultoria e integradores, está apoiado no tripé Web, callcenter e computação móvel. Para ele, trata-se de um conjunto de soluções que apoiam a empresa na área de marketing e na tomar decisões estratégicas, dando inteligência ao processo. A base é o conceito de automatizar a interação com o consumidor, através de ferramentas como o CTI – que faz a integração dos dados de telefonia com informática -, aplicações centralizadas nos agentes, o atendimento ao cliente (via callcenter/web) e as ferramentas de gestão. “A proposta é aplicar o conceito de que todos os funcionários falam pela empresa, quando estiver em contato com o cliente”, explica.
Na prática, Klein reforçou a tese de que a solução apresentada pela Oracle tem objetivo de integrar as tecnologia disponíveis – tanto em hardware. Software e banco de dados – com recurso humano voltada ao cliente. Tanto que ele trata como ferramentas de front-end o telefone, a Internet e a computação móvel, utilizada pelo pessoal de campo – técnicos e vendedores. Outra ênfase é em relação à aplicação e implementação da solução, aberta e modular, podendo ser implementada gradativamente.