O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

CRM vira área de negócios da SAP

Depois de lançar sua solução front office CIC (Customer Interation Center), no início do ano, a multinacional alemã SAP passou por uma completa reestruturação interna e ganhou novo perfil empresarial que inclui, estrategicamente, a criação de novas áreas de negócios, passando de empresa de um único produto – solução de gestão empresarial – para multiprodutos. “Estamos nos movimentando para manter a liderança do mercado, onde o ERP será a base para a continuidade dos negócios de nossos clientes, com o apoio de novos produtos e iniciativas”, explica Augusto Pinto, diretor-presidente da SAP Brasil.

E o CRM (Customer Relationship Manager) é uma das áreas criadas. Tendo como base o R/3, a solução de gestão empresarial da SAP, o CRM é composto pela suíte de aplicações que envolve a SAP Service, SAP Sales e SAP Marketing, juntamente com a Industries Solutions. Além dela, foram criadas a SCM (Supply Chain Management), Internet e BI (Business Intelligence). Segundo a empresa, os clientes do R/3 poderão migrar para as soluções de CRM com facilidades, pois ele já dispõe de 80% dos recursos operacionais. “Com nossa solução CRM, as empresas poderão gerenciar os seus processos e relacionamentos em todo o ciclo de vida com o cliente e compartilhar seus dados dentro da companhia, aplicando o conceito one face to the customer”, justifica Paulo Iudicibus, diretor de Customer Service.

Customização – A SAP vai oferecer soluções CRM sob medida, através da orientação Solutions Maps, e agregar novas ferramentas como budget e relatórios financeiros, availability to promise e verificação de crédito, por exemplo. A funcionalidade Customer Care System (CCS), por exemplo, está disponível na versão 4.5 do sistema R/3, que permite, no caso das Utilities, gerenciar todo o relacionamento com consumidores, chegando à fatura das contas e cobrindo todo o ciclo de relacionamento a partir do primeiro contato. “As empresas podem tirar proveito das funções de customização do CCS, adaptando o sistema às suas necessidades, de acordo com tamanho, estrutura organizacional ou estratégia corporativa e de relacionamento com o mercado”, comenta Cláudio Corrêa, gerente de Soluções Utilities.

Esta nova versão do R/3 incorpora o CIC, solução de call center que usa os dados de back office e faz a integração com o sistema da corporação on line. Os parceiros envolvidos neste projeto são a Aspen-Procwork (implementação), a Vermont (especializada em serviços de call center), a Siemens (centrais telefônicas) e a Genesys (suíte middleware), líder mundial em soluções corporativas de comunicação em voz, e-mail, web e fax, que opera multiplataforma de informática e PABX/DAC.

Perspectivas – A perspectiva da empresa é que as áreas de CRM, CallCenter e Internet devem representar, até o final do ano que vem, 30% de seu faturamento. Ano passado, a SAP AG faturou US$ 5 bilhões e a SAP Brasil, US$ 152,5 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima