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Cuidados com a voz



Cuidar da voz é uma necessidade ainda maior para quem depende dela para trabalhar. É o caso, por exemplo, de atores, cantores, professores, palestrantes e também dos operadores de teleatendimento. E hoje, de acordo com a ABT – Associação Brasileira de Telesserviços, eles já são mais de um milhão de profissionais em todo o país.

 

“A rouquidão, por exemplo, pode dar ao cliente a impressão de estar sendo atendido por um operador estressado, cansado. A ausência de variação na modulação da voz pode parecer desinteresse. Problemas como esses podem atrapalhar o desempenho do operador e o sucesso da operação”, explica a fonoaudióloga Ana Elisa Moreira Ferreira, diretora da consultoria Univoz, especializada no tema.

 

Os cuidados precisam ser tomados pelos próprios operadores e também pelas empresas. Para isso, as centrais de atendimento seguem as exigências da NR-17, Norma Regulamentadora que regulariza aspectos trabalhistas da carreira de telesserviços, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No entanto, os profissionais também devem adotar alguns hábitos que ajudam a manter a voz saudável. Confira abaixo algumas dicas da diretora da Univoz:

 

– Evite beber líquidos muito gelados ou muito quentes durante a jornada de trabalho;

 

– Consuma água ao longo do dia;

 

– Para tratar dor de garganta ou alterações na voz, não tome remédios por conta própria. Eles podem apenas camuflar o problema, enquanto ele se agrava;

 

– Fale menos ou fique um tempo em silêncio se sentir a voz muito alterada, até que ela volte ao normal;

 

– Trate das alergias e alterações respiratórias;

 

– Aproveite os intervalos durante o expediente para dar um repouso à voz;

 

– Cigarros e drogas precisam ser eliminados dos hábitos e evite bebidas alcoólicas;

 

– Procure tratar tosses e pigarros constantes com especialistas.

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Cuidados com a voz



As empresas têm investido cada vez mais na profissionalização do call center, com cursos de aperfeiçoamento da comunicação e de cuidados com a saúde da voz. A busca é pela consolidação de um teleatendimento eficiente, uma vez que esse é o cartão de visita da empresa. A voz, lembra a fonoaudióloga Aline Mara de Oliveira, diretora do Instituto Vesatha, é o principal instrumento de trabalho para os profissionais desse setor e requer cuidados especiais para a manutenção da qualidade vocal e a satisfação dos clientes com um atendimento claro e um diálogo natural.

 

“Um profissional bem treinado, preparado para utilizar a voz a seu favor é garantia de lucratividade para a empresa pois pode diminuir os conflitos entre o cliente e a empresa, reduz as faltas dos atendentes por problemas vocais, fidelizar o cliente e vender mais”, explica. De acordo com Aline, os cuidados que os profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho devem tomar podem evitar algumas doenças como a rouquidão, pigarros, ardência na garganta e pouca resistência ao falar e até mesmo o câncer de laringe.

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Cuidados com a voz



Na última sexta-feira, dia 16 de abril, a In House, empresa de contact center e TI, comemorou o Dia Mundial da Voz distribuindo folhetos com orientações de como cuidar bem das cordas vocais, músculos essenciais no interior da laringe para a produção da voz. Os profissionais da empresa puderam aprender exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, além de conhecer hábitos e alimentos que prejudicam e beneficiam o funcionamento das cordas vocais. A In House também distribuiu maçãs, fruta que limpa as cordas e exercita a musculatura, responsável pela articulação das palavras.

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