Damovo atualiza estrutura de Telecom da CEEE do RS

0
0

Toda a infra-estrutura de telecomunicações do Centro Administrativo e região metropolitana da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul foi reestruturada pela Damovo, empresa global de serviços que oferece soluções de comunicação de voz, dados e mobilidade. O novo sistema foi implantado em duas fases. Inicialmente, a Damovo instalou uma plataforma convergente de PABX que suporta várias interfaces e, em seguida, foram instalados os ramais IP. Ao todo, são 1500 ramais, sendo 40 IP e 50 móveis, baseados no padrão internacional de telefonia DECT (Digital Enhanced Cordless Telephony), um sistema de mobilidade integrada.
A atual estrutura corporativa veio substituir a antiga central de PABX da CEEE, cuja capacidade de atualização estava esgotada e mantinha uma rede estruturada através de vários sistemas de PABX. Por meio da nova plataforma, os cinco prédios do Centro Administrativo foram conectados ao centro de treinamento (CETAF), ao armazém de Canoas, à subestação Cidade Industrial e à subestação PAL 4. E o projeto será aumentado com a interligação óptica com a Gerência Regional de Osório, que está em fase final de implantação também pela Damovo. “Ganhou-se mobilidade e reduziu-se custos com a nova estrutura de comunicação”, afirmam os técnicos da CTI/Divisão de Telecom da CEEE. “Agora, nossa equipe pode ser encontrada a qualquer momento no Centro Administrativo, dispensando o uso dos celulares”.
Para a CEEE, o maior benefício percebido foi a diminuição dos gastos com as chamadas telefônicas, especialmente com as feitas para celulares. A estrutura implantada na CEEE do RS inclui um servidor de última geração, permite o uso da tecnologia IP e oferece capacidade de suporte à mobilidade e integração completa de terminais sem fio. Além disso, disponibiliza inúmeros outros recursos e suporta até 26.000 extensões digitais, analógicas, IP ou sem fio, e garante disponibilidade de operação de 99,9%.