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Desenvolvimento pelo olhar do supervisor

Autor: Edvania Peixoto
Quando falamos em desenvolvimento de liderança, logo pensamos em um Programa de Desenvolvimento de Líderes. Esse tema tem sido investimento obrigatório em boa parte das empresas de contact center. Mas será que os RH´s e as áreas de treinamento das empresas estão preparados para aplicar esses programas? Algumas buscam consultorias externas, outras montam o programa com seus recursos internos. Há ainda as que buscam palestrantes renomados. Em geral, os temas são os mesmos, gestão do tempo, liderança eficaz, métricas operacionais e resultados. Mas só isso não é suficiente.
Em uma época em que se promove mais do que se contrata mão de obra do mercado, as empresas devem estar preparadas para desenvolver seus talentos internos. Quando falo em desenvolver, falo em ensinar o básico. Desenvolver habilidades para que esse novo talento saiba lidar com a mudança de cargo. Direcioná-lo a tratar as dificuldades operacionais que até ontem ele compartilhava com os colegas. Criar o senso de que agora está do outro lado e precisa do dia para a noite adotar uma postura diferente. Isso mesmo, do dia para noite! É hora de sentar e avaliar se o Programa de Desenvolvimento da sua empresa está de fato preparado para isso.
E o que dizer dos veteranos? Como prepará-los para atuar frente aos problemas sociais que interferem diretamente nas métricas operacionais? Questões como uso de drogas, sexualidade, violência doméstica, alcoolismo. Podemos ir mais além. Como preparar o líder para lidar com as gerações X,Y e Z?Primeiro emprego. Pais que transferem para as empresas a responsabilidade de conduzir os filhos na vida profissional. O seu supervisor está preparado para liderar em tempos de crise?
Está na hora das empresas redefinirem seus Planos de Desenvolvimento, abordando de forma profissional temas como esses, que cada vez mais fazem parte da realidade corporativa. Pense se a sua empresa tem um programa eficaz.  O que ela faz de diferente? Hoje não existe um modelo padrão, mas as boas práticas do mercado reunidas podem sim se tornar uma receita de sucesso. É hora de buscar parcerias, trocar experiências com colegas e amigos de outras empresas. Ouvir os líderes para entender as necessidades em comum e também as individuais.
Lidar com essas questões diminui absenteísmo e turnover, aumenta a produtividade, qualifica mão de obra, desenvolve habilidades, mas principalmente forma pessoas!
Edvania Peixoto é supervisora de operações da Vikstar.

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