O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

E o RH pós-Copa do Mundo e Olimpíadas?



Autor: Evaldo Burcoski

 

O mercado está em polvorosa. Já se fala em aulas de inglês in company, particular ou online. Fala-se até em aulas de mandarim, etiqueta e cursos de serviços gerais, todos afetados pelos dois principais eventos que teremos nos próximos 4 anos. Sim, estamos falando da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

 

Pois bem. Embora o cenário tenha sido favorável, com a taxa de desemprego tendo atingido sua menor porcentagem, com 5,3%, segundo dados divulgados pelo IBGE, isso não significa que teremos vagas e oportunidades para todos.

 

Esses dois acontecimentos – de fato – mudarão nossa história. Seja pelo bem ou seja pelo mal.

 

Mas, o que não paramos para analisar é o pós. Onde esses profissionais estarão assim que Copa do Mundo ou Olimpíadas acabar? Terão seus currículos qualificados sim, mas conseguirão manter-se ativos? Não estamos falando de vagas temporárias – ao contrário do que muitos imaginam. Estamos falando de carreira.
São duas palavras completamente distintas mas com impacto direto no mercado de trabalho.

 

Não estamos falando de datas como Natal, Ano Novo, Páscoa ou Dia das Mães, que aumentam a demanda de profissionais. Estamos falando de pessoas que estão em salas de aula, contratando profissionais e investindo cada vez mais para uma oportunidade de emprego fixo.

 

E isso, como profissional de RH me preocupa.

 

Este é o momento para oportunidades dentro de casa. Senhor Gestor, invista, treine, avalie e qualifique aquele que está na sua empresa, que conhece sua cultura, seus valores, sua missão e visão. Aquele que veste a camisa e faz parte do seu time.

 

Claro, não deixe de dar oportunidade a quem quer somar, quem quer fazer parte dessa equipe. Mas em primeiro lugar conheça quem está perto de você. Talvez aí esteja o maior trunfo em um investimento rápido e que afetará de forma positiva futuramente.

 

Pense bem. Olhe para os lados. O grande talento pode estar dentro de casa!

 

Evaldo Burcoski é diretor da Humanus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima