O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Eficiência, eficácia ou efetividade?

Autor: José Teofilo Neto
Em recente artigo nesse site, o executivo Mauricio Fortaleza debateu, com muita propriedade, as diferenças entre eficiência e eficácia, lembrando o mestre Peter Drucker que definiu bem isto em uma frase: “eficiência é fazer certo as coisas, eficácia é fazer a coisa certa”.
Um profissional que sempre apresentava os mesmos resultados ao final de um período era eficiente. Isto já era bom, pois produzia o que dele era esperado. Já o funcionário eficaz, é aquele que busca permanentemente se superar e que consegue isto, na maioria absoluta das vezes.
Diante de tanta mediocridade, este já seria um mundo ideal, caso os desempenhos pudessem ser medidos com esta bipolaridade.
Esta bipolaridade “eficiência versus eficácia”, ensinada há 30 ou 40 anos, creio que necessita de uma releitura, dado os avanços ocorridos neste intervalo de tempo. Mesmo que só considerando os últimos 15 anos, a velocidade das mudanças e a necessidade de nos adaptarmos, fez com que surgisse o conceito de efetividade, que se soma aquilo que o mestre formulou, permitindo que se aproprie e se estenda o conceito, ficando assim: eficiência é fazer certo as coisas; eficácia é fazer a coisa certa, enquanto que efetividade é fazer a coisa certa, SEMPRE.
Vivemos numa época em que tudo é instantâneo, rapidíssimo. O WhatsApp está aí, mostrando a vida real, na hora que acontece. Nossas comunicações e a interatividade surpreendem todos os dias.
Tudo agora tem que ser Giga, Mega, Hiper. Está fora quem se supõe ser super.
Começando pela alta gestão, cujo tempo médio na função, antes medido por décadas, passou para alguns anos e agora alguns ficam alguns meses, pois não basta serem eficazes na maioria das vezes. Ou são SEMPRE eficazes, ou nada feito. Nos escalões abaixo, você vai dormir gerente e não sabe como acordará.
Parece que este é um bom exemplo:
“A Cervejaria Brahma, foi crescendo, crescendo, virou InBev; continuou crescendo, chegou aos USA, foi comprando, crescendo, crescendo e agora 1 de cada 3 cervejas bebidas no mundo, pertence ao grupo que a fez crescer, acreditando que não é a eficácia, mas a efetividade que a fez líder.”
Finalizando, não pare para perguntar para onde estamos indo? Antes de saber a resposta já te empurraram para lá ou você ficou comendo poeira. Termino com um pensamento: enquanto você faz planos, a vida corre lá fora.
José Teofilo Neto é consultor comercial e educador corporativo. Dirige a Comunicação Direta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima