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Empreendedor terá novo canal de atendimento



“O Sebrae agradece o seu contato. Tenha um bom dia”. Essa será a frase que o cliente Sebrae de qualquer parte do País ouvirá por telefone a partir do primeiro semestre de 2008, segundo a Agência Sebrae de Notícias. Somente os sotaques é que vão variar, de acordo com a região. Trata-se da Central de Relacionamento Sebrae Call Center, serviço que vem para ampliar, de forma interativa, o relacionamento Sebrae e cliente.


O serviço faz parte dos doze projetos que compõem a Revolução do Atendimento, ação criada há dois anos pelo Sebrae, com objetivo de atender mais e melhor as micro e pequenas empresas. Ao longo desse período, representantes do Sebrae Nacional e das unidades estaduais participaram de vários encontros para juntos criarem a melhor forma de disponibilizar um serviço único de atendimento, levando em consideração as particularidades de cada localidade.


Com o novo serviço, o cliente Sebrae poderá de qualquer parte do País obter informações em um mesmo 0800. As ligações poderão ser feitas gratuitamente tanto de telefone móvel quanto fixo. Atualmente, sete unidades estaduais do Sebrae já possuem o seu próprio 0800: Bahia, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul.


De acordo com a coordenadora do projeto no Sebrae Nacional, Romilda Torres, “os estados que já possuem o seu 0800 irão migrar para o novo número, que será amplamente divulgado na mídia”. Hoje, o Sistema Sebrae recebe 700 mil ligações por ano. Com o serviço de callcenter, a previsão é que esse número salte no mesmo período para três milhões.


No primeiro ano de funcionamento do serviço, o cliente Sebrae conseguirá obter por telefone informações gerais de utilidade empresarial, informações técnicas, agenda de capacitações e eventos, agendamento de horário para atendimento presencial. Já no segundo ano será feita uma avaliação do serviço, além da implantação de outras categorias de atendimento e serviços, e integração de ferramentas.


Embora todos os estados utilizem o mesmo número, cada um terá sua central de callcenter. Desta forma, o cliente Sebrae de qualquer cidade do estado, ao ligar para o 0800, terá sua ligação enviada para a central daquele estado. Caso o mesmo cliente deseje falar no Sebrae de outro estado sua ligação será transferida imediatamente via VoIP. Visando diminuir custos, alguns estados optaram por trabalhar conjuntamente, como, por exemplo, o Bloco Nordeste formado por Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Neste formato haverá apenas uma central de callcenter, que ficará em Recife (PE) e o Serviço Voip também estará disponível. Segundo o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, o processo de licitação para a contratação do 0800 já está em andamento.

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