Empresas comemoram lucro com VoIP

0
1


A Datelli, empresa gaúcha que atua no setor calçadista com uma cadeia de 93 lojas no Brasil e unidades no Uruguai e Portugal, e a Rede Antena 1, composta por 20 emissoras afiliadas, comemoram a economia gerada pelo uso do sistema VoIP nos negócios.

Com a utilização do sistema em todas as unidades da Datelli, a empresa obteve uma redução de 50% nas ligações ao substituir a telefonia convencional pela solução de voz sobre IP da Tellfree. O diretor comercial, César Abichequer, calcula que, em dois meses de solução implantada, houve um enorme ganho em relação ao sistema anterior. “Tivemos pelo menos 50% de redução na conta de telefone, que antes era fornecido pela Brasil Telecom”, afirma Abichequer. Segundo a assessora da diretoria da fabricante de calçados, Priscila Fernandes, a empresa adotou uma lei: dentro das dependências corporativas, ninguém se comunica por telefone convencional ou celular. “Só nos falamos por IP”, explica. Pudera: só na fábrica, a Tellfree instalou 70 estações de VoIP.

No mesmo caminho de economia está a rede Antena 1, que optou pela Tellfree para interligar a rede de telefonia das diferentes unidades. Com a troca da telefonia convencional pelo VoIP, a empresa conseguiu reduzir em 100% os gastos com as chamadas realizadas entre as filiais, e em cerca de 70% nas ligações normais. De acordo com o administrador da Antena 1, Ricardo Bustamante, a implantação do VoIP consistiu na instalação de aparelhos ata modelo HT488 para integrar os PABX da empresa junto com as linhas normais. “É possível ligar de um ramal qualquer da rádio, para as filiais localizadas em outros estados, sem custo nenhum”, explica. Com os resultados obtidos, Bustamante conta que a Rádio Antena 1 planeja expandir a rede de telefonia VoIP para cerca de mais 20 empresas afiliadas.

A resposta positiva dos clientes pela tecnologia IP e, conseqüentemente, o aumento da procura, dão ao mercado VoIP um futuro promissor. De acordo com estudo da consultoria Frost & Sullivan, entre os anos de 2005 e 2011, o número de linhas de VoIP na América Latina deve apresentar um crescimento anual de 87,5%, fazendo com que os serviços associados à tecnologia movimentem 1,1 bilhão de dólares até o final do período.

Segundo o diretor de tecnologia da Tellfree, Daniel Duarte Filho, o “boom” de serviços de voz sobre IP se deve a crescente preocupação das companhias em buscar soluções que reduzam seus custos operacionais, principalmente com a telefonia. “Atualmente a telefonia IP faz 36% das ligações para fora do Brasil. Até 2015, no mercado mundial, o VoIP será uma tecnologia de uso corrente”, acredita Daniel.