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Equipe vencedora

Ser um bom líder não é o bastante. Você precisa ter uma equipe de pessoas de qualidade para conduzir. Mas se a equipe é de qualidade e altamente capacitada, por que algumas funcionam tão bem e outras nem tanto? Como podemos avaliar a eficiência com que seu time está trabalhando neste momento e identificar métodos de aperfeiçoamento?
Pesquisas apontam que 85% do sucesso ou fracasso de uma equipe está mais ligado a questões de relacionamento e integração do que competência técnica, ou melhor, não é o que fazem, mas como fazem. Embora, é claro, os dois aspectos sejam importantes e necessários para fazer com que as pessoas trabalhem em grupo. E trabalhem bem.
Abaixo, segue uma lista de iniciativas que vão ajudá-lo a identificar os pontos fortes e os que devem ser melhorados em sua equipe.
1. Objetivos claros
É muito difícil chegar a algum lugar se você não sabe para onde você quer ir. E é muito difícil atingir estes objetivos se eles não estiverem claros. Certifique-se de que não haja dúvidas sobre o propósito, função e objetivos de sua equipe.
2. Funções e responsabilidades claramente definidas
É importante que os papéis e responsabilidades de sua equipe estejam claramente especificados para que as pessoas possam ser responsabilizadas (e claro, valorizadas e recompensadas) pelo cumprimento de sua parte no trabalho do grupo. Desentendimentos e conflitos freqüentemente ocorrem quando estes aspectos não estão bem definidos.
3. Compartilhamento da informação
Para que a equipe possa tomar as melhores decisões, cada membro precisa estar munido de informações relevantes. Equipes com alto desempenho não escondem informação…Eles compartilham.
4. Usando a competência de cada membro para otimizar o resultado da equipe
Os profissionais de uma equipe precisam estar na posição adequada dentro da empresa. Algumas vezes, um profissional de talento pode ser colocado em lugar errado – num projeto ou departamento, e assim, afetar o resultado da equipe, positiva ou negativamente. É importante considerar a competência e habilidades de cada membro para que a possibilidade de sucesso seja otimizada.
5. Valorizando a diversidade
Não trabalhamos da mesma maneira nem temos estilos parecidos. Isto pode ser uma fonte de conflitos entre os membros de uma equipe. Entretanto, quando as equipes aprendem a valorizar as diferenças de cada um, podem descobrir diferentes competências nos outros. Exercícios para desenvolvimento da equipe podem ajudar cada membro a apreciar e respeitar as diversidades e trabalhar junto de forma eficaz.
6. Resolvendo problemas com criatividade
Quando você respeita as diferenças de opinião, você se torna mais habilitado a resolver problemas com eficiência. A forma com que cada equipe cria novas opções e foca nos objetivos finais vai contribuir enormemente no sucesso deste time.
7. Flexibilidade
Como gerente, você se confronta constantemente com mudanças de prioridades dos clientes, funcionários ou qualquer outro público. A flexibilidade, ou pensar além do óbvio e até arriscar, aumenta suas chances de sucesso. Equipes altamente produtivas analisam seu progresso periodicamente e fazem os necessários ajustes. Flexibilidade é um elemento estratégico para que eles tenham a capacidade de atingir seus objetivos de uma forma mais prática.
8. Efetivamente resolvendo conflitos
Conflitos representam um elemento natural nas relações de negócio. O conflito é uma oportunidade de transformar uma situação potencialmente negativa num resultado vitorioso para as partes envolvidas. Como a equipe resolve estes conflitos pode ser um diferencial no aumento de produtividade. Técnicas para resolução de conflitos que focam na função e não nas pessoas, ajudam os times a seguirem adiante e redirecionarem seu foco para resultados positivos.
9. Gerência eficaz
Ser um bom gerente, supervisor ou líder de equipe é uma coisa, ser um bom líder é totalmente diferente. Um gerente ruim dita, um bom líder inspira. Um gerente ruim incita medo, um bom líder incita a iniciativa. Uma das principais funções de um gerente é criar um ambiente que permita que sua equipe opere nos mais altos níveis possíveis.
10. Moral elevado
A rotatividade dos funcionários é um dos problemas mais onerosos enfrentados por um gerente. Por isso, baixa rotatividade é um “benckmark” de sucesso. Um time que valoriza a individualidade e a performance do grupo é o que está mais bem preparado para ter sucesso Saber o que é importante para sua equipe e fornecer isto irá ajudá-lo a reter funcionários de qualidade.
Susan Cullen é presidente da empresa americana Quantum Learning Solutions, Inc.

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